Como é a carreira em direito ambiental? Entenda aqui

A carreira em direito ambiental é considerada uma das mais promissoras para o futuro. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, não é difícil imaginar que será cada vez mais importante assegurar a atuação sustentável de atividades econômicas que afetam nosso ecossistema.

O advogado ambiental é o profissional que avalia, dentro das normas jurídicas, essas atividades. Ele atua com a intenção de garantir que a legislação seja cumprida e, por isso, torna-se um agente importante nas várias camadas de preservação da natureza.

Aliás, esses profissionais podem trabalhar tanto na esfera pública — em conjunto de órgãos reguladores — quanto na esfera privada, auxiliando companhias a permanecerem dentro da lei.

Nesta postagem, você saberá qual o papel dos profissionais dessa área de atuação, conhecerá as vantagens desse mercado e quais são as perspectivas para o futuro da carreira. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

O que faz um advogado ambiental?

O advogado ambiental é o profissional do direito que auxilia empresas e demais instituições (da esfera pública ou privada) a estarem em conformidade com a legislação.

Desde que a lei 6.938/81 entrou em vigência, o Brasil passou a incluir na sua constituição diretrizes sobre as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A partir de então, todas as pessoas físicas e jurídicas devem segui-las para não sofrerem nenhuma sanção, seja ela restritiva de liberdade ou puramente financeira.

Serviços como consultoria jurídica, pareceres, assessorias e auditoras ambientais estão entre alguns dos trabalhos mais comuns. Instituições interessadas também podem precisar desse advogado para acompanhamento de processos de enquadramento da legislação e de licenciamento empresarial.

Leia também:  Como ter mais inspiração para escrever? Não perca 7 dicas!

A área de certificação ambiental e até mesmo a mediação de conflitos relacionados ao meio ambiente também podem ser atribuição do advogado que optar por atuar no setor.

Essa amplitude de serviços é uma das razões pelas quais essa carreira se mostra como uma forte tendência para o futuro, e tudo isso vem em função da demanda cada vez mais intensa pelos cuidados com o meio ambiente.

Quais as vantagens dessa área?

Existem algumas vantagens para os advogados que seguirem esse caminho. Uma delas é a menor concorrência, uma vez que ainda há um número relativamente pequeno de profissionais que optam por essa especialização — especialmente se compararmos com as outras áreas mais tradicionais do direito.

Aliando isso a tendência de maior demanda para os próximos anos, podemos dizer que há um enorme potencial de crescimento profissional. Entretanto, é importante salientar que a função é de grande responsabilidade, e, por esse motivo, o preparo do estudante precisa ser ainda maior que o habitual.

Todavia, aqueles que são mais envolvidos com as causas ambientais podem ter como vantagens a satisfação pessoal e a certeza de estarem ajudando a preservar o meio ambiente com a atuação direta na lei.

Sabemos que o Brasil, apesar de ter belezas naturais inestimáveis, ainda é vítima de descuido e de crimes ambientais que podem alterar permanentemente o ecossistema.

Catástrofes, como a de Brumadinho, são resultados desses abusos e exemplos de casos, geralmente, em que o advogado ambiental pode atuar (tanto em defesa do setor privado, como um agente fiscalizador por meio das instituições públicas).