Como é a carreira em direito ambiental? Entenda aqui

A carreira em direito ambiental é considerada uma das mais promissoras para o futuro. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, não é difícil imaginar que será cada vez mais importante assegurar a atuação sustentável de atividades econômicas que afetam nosso ecossistema.

O advogado ambiental é o profissional que avalia, dentro das normas jurídicas, essas atividades. Ele atua com a intenção de garantir que a legislação seja cumprida e, por isso, torna-se um agente importante nas várias camadas de preservação da natureza.

Aliás, esses profissionais podem trabalhar tanto na esfera pública — em conjunto de órgãos reguladores — quanto na esfera privada, auxiliando companhias a permanecerem dentro da lei.

Nesta postagem, você saberá qual o papel dos profissionais dessa área de atuação, conhecerá as vantagens desse mercado e quais são as perspectivas para o futuro da carreira. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

O que faz um advogado ambiental?

O advogado ambiental é o profissional do direito que auxilia empresas e demais instituições (da esfera pública ou privada) a estarem em conformidade com a legislação.

Desde que a lei 6.938/81 entrou em vigência, o Brasil passou a incluir na sua constituição diretrizes sobre as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A partir de então, todas as pessoas físicas e jurídicas devem segui-las para não sofrerem nenhuma sanção, seja ela restritiva de liberdade ou puramente financeira.

Serviços como consultoria jurídica, pareceres, assessorias e auditoras ambientais estão entre alguns dos trabalhos mais comuns. Instituições interessadas também podem precisar desse advogado para acompanhamento de processos de enquadramento da legislação e de licenciamento empresarial.

Leia também:  Faculdade de Engenharia da Computação: o que você precisa saber sobre?

A área de certificação ambiental e até mesmo a mediação de conflitos relacionados ao meio ambiente também podem ser atribuição do advogado que optar por atuar no setor.

Essa amplitude de serviços é uma das razões pelas quais essa carreira se mostra como uma forte tendência para o futuro, e tudo isso vem em função da demanda cada vez mais intensa pelos cuidados com o meio ambiente.

Quais as vantagens dessa área?

Existem algumas vantagens para os advogados que seguirem esse caminho. Uma delas é a menor concorrência, uma vez que ainda há um número relativamente pequeno de profissionais que optam por essa especialização — especialmente se compararmos com as outras áreas mais tradicionais do direito.

Aliando isso a tendência de maior demanda para os próximos anos, podemos dizer que há um enorme potencial de crescimento profissional. Entretanto, é importante salientar que a função é de grande responsabilidade, e, por esse motivo, o preparo do estudante precisa ser ainda maior que o habitual.

Todavia, aqueles que são mais envolvidos com as causas ambientais podem ter como vantagens a satisfação pessoal e a certeza de estarem ajudando a preservar o meio ambiente com a atuação direta na lei.

Sabemos que o Brasil, apesar de ter belezas naturais inestimáveis, ainda é vítima de descuido e de crimes ambientais que podem alterar permanentemente o ecossistema.

Catástrofes, como a de Brumadinho, são resultados desses abusos e exemplos de casos, geralmente, em que o advogado ambiental pode atuar (tanto em defesa do setor privado, como um agente fiscalizador por meio das instituições públicas).

Leia também:  O que saber antes de se matricular em uma graduação de Enfermagem?

Tratando-se do setor público, esporadicamente abrem concursos para vagas nos mais diversos órgãos, que podem ser outro caminho para quem busca uma carreira longínqua no ramo.

Como é o mercado de trabalho no direito ambiental?

O mercado de trabalho para o advogado ambientalista é bastante promissor. Existem diferentes formas de atuar, entre elas:

  • advogado empregado de algum escritório especializado;
  • advogado autônomo;
  • assessor jurídico de instituições privadas ou de órgãos públicos (inclui-se aqui poder legislativo);
  • consultor jurídico ambiental.

Além dessas formas de trabalhar, o advogado também pode ingressar no serviço público, após sua aprovação em algum concurso.

Outra maneira de atuar na esfera pública é por meio dos cargos de livre nomeação em órgãos ambientais. Nesse caso, não há necessidade de aprovação, mas é imprescindível boa atuação no setor e certa reputação para conseguir ser nomeado para alguns desses cargos — que normalmente despontam entre alguns dos mais importantes da república.

É importante dizer que, em cada uma dessas atuações, é possível ter bons retornos financeiros. Normalmente, o setor privado é imprescindível no início da carreira (até por questões de experiência e currículo), mas o setor público é também uma ótima alternativa quando se tem como objetivo a estabilidade e a longevidade no setor.

O que esperar de uma carreira em direito ambiental?

Assim como qualquer carreira, os resultados dependem bastante do esforço do profissional. É possível ter um futuro próspero e bastante reconhecimento, mas é fundamental ter domínio da nossa legislação e das inúmeras habilidades adjacentes ao direito para conseguir o sucesso.

Leia também:  O que a nota do Enade significa para uma instituição de ensino?

Isso exige do aluno muita dedicação para o desenvolvimento da oratória, da redação e das mais variadas competências, que são fundamentais para se tornar um bom advogado.

O estudante que tem o interesse em atuar com o meio ambiente também deve entender que sua formação nunca acabará. Será necessário permanecer em constante atualização, pois a legislação muda a todo momento; além dos recursos tecnológicos que surgem dia a dia, e podem facilitar os processos.

Em um mundo onde estamos em transição para novas matrizes energéticas (vide carros elétricos) e com uma intensa preocupação com as mudanças climáticas (cada vez mais aparentes ao redor do mundo), o advogado ambiental tem um papel humanitário muito importante na sociedade moderna.

Para aqueles que ainda estão prestando vestibular e têm grande interesse em uma carreira que promova impacto social, certamente essa é uma das melhores alternativas.

Sugerimos que você pesquise bastante e converse com profissionais que estão atuando no direito ambiental para conhecer ainda mais sobre essa área de atuação tão importante para o futuro. Não se esqueça que é preciso ser aprovado na OAB para começar a desempenhar a função no setor.

Gostou da postagem? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso curso de graduação em Direito — inicie seu curso superior e dê prosseguimento nos seus sonhos com o UniFOA.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas