Como ter mais inspiração para escrever? Não perca 7 dicas!

Passar informações para o papel ou computador nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo quem já está habituado a produzir textos sente, vez ou outra, dificuldade para preencher a folha em branco. Nesses momentos de bloqueio, o melhor caminho é exercer atividades que estimulem o cérebro e tragam inspiração para escrever.

Muitas são as táticas que ajudam a obter ideias e criar bons conteúdos. A escolha de um lugar confortável, por exemplo, favorece o processo criativo e permite que você mantenha o foco por um longo período. São estratégias como essa que preparam estudantes para as provas do Enem e até para vestibulares de diferentes instituições de ensino superior.

Quer mais dicas para fazer redações de qualidade? Então fique de olho neste post que preparamos!

1. Ouça músicas

Melodias alegres podem ser úteis para receber aquele empurrãozinho na tarefa da escrita. Assim, sempre que você sentir falta de um impulso, experimente curtir uma ou mais faixas animadas da sua playlist. Esse exercício vai distrair sua mente e fazer com que pensamentos ansiosos saiam de cena — liberando espaço para a imaginação fluir.

Há pessoas que gostam de ouvir um som enquanto escrevem, pois o barulho não atrapalha a reflexão. Se você faz parte desse grupo, pode fazer uma seleção de canções para escutar durante a produção dos textos. Melhor ainda se as letras das músicas forem em outro idioma, de modo que o significado de suas mensagens não se torne o alvo principal.

Também é legal pesquisar áudios específicos para quem não quer trabalhar ou estudar em completo silêncio. Esses materiais estão disponíveis em vários canais e geram bastante inspiração para escrever.

Leia também:  5 dicas para perder o medo e se sair bem na prova da OAB

2. Anote todas as ideias

A criatividade não funciona de maneira contínua. Por isso, não se preocupe se você costuma perdê-la naqueles instantes em que mais precisa. Já percebeu como esboços de conceitos, fórmulas e outros itens relevantes ajudam a manter o foco nos estudos? Esse hábito faz parte da rotina de muita gente que precisa organizar suas próprias ideias.

Então, sempre que você quiser uma injeção de ânimo para escrever, comece registrando as principais questões que deseja abordar no texto. Podem ser tópicos em forma de títulos, frases importantes e demais pontos que surgirem para estruturar o conteúdo. Faça esse esqueleto de maneira despretensiosa para poupar energia e dedicá-la à redação.

Outro costume que melhora a capacidade de dissertar sobre qualquer assunto é anotar os insights logo que eles surgirem: durante um passeio, na hora do banho ou enquanto você toma aquele cafezinho. Assim, fica mais fácil recuperar a linha de raciocínio quando necessário.

3. Leia muito

Explorar os conteúdos de outras pessoas é um excelente passo para ampliar seu vocabulário, descobrir novos estilos de linguagem e dominar diferentes elementos de comunicação. Com todo esse repertório em mãos, a inspiração para escrever tende a vir com mais naturalidade, passando a ser frequente na rotina.

Pense que a leitura será exigida em diversas situações da sua vida, por isso, não deixe de consumir livros, revistas, jornais e blogs sobre diferentes temas. Ao começar a faculdade ou uma nova profissão, por exemplo, você precisará se expressar tanto verbalmente quanto por meio de textos — seja um simples e-mail, seja um artigo extenso. Logo, para que a mensagem seja transmitida corretamente e não gere interpretações dúbias, é preciso treino constante.