Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Com o mercado de trabalho tão concorrido, torna-se cada vez mais importante contar com uma boa formação como diferencial perante a concorrência. Nesse cenário, apoiado pelas rotinas cada vez mais corridas, ganham espaço os cursos de graduação a distância.

Permitindo que o estudante possa se dedicar ao aprendizado quando e onde estiver, a Educação a Distância (EAD) surge para oferecer àqueles que já trabalham a oportunidade de ter um diploma de nível superior, valorizando o currículo.

Porém, ainda há muitas pessoas que têm dúvidas sobre esse formato de curso, principalmente em relação à prova online.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como funcionam as avaliações dos cursos a distância e por que é importante entender esse processo e escolher uma boa instituição de ensino. Continue a leitura e confira!

Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Ainda que o curso seja a distância, normalmente, as provas são realizadas de forma presencial. Afinal, essa é a única forma de garantir que o estudante esteja realmente preparado para avançar no curso, dominando os assuntos já trabalhados — e não apenas procurando pelas respostas no material de estudos.

Além dessa opção, há outras formas de avaliar o aprendizado do estudante, como por meio de provas online, trabalhos e exercícios, participação em fóruns, realização de atividades complementares e estudos de caso. No UniFOA, por exemplo, o modelo de avaliação utilizado é o AVD, que utiliza atividades diversas para verificar o entendimento do aluno.

Leia também:  Pró-reitor acadêmico dá entrevista sobre inscrições para Medicina e outras graduações no Fato Popular

Por que é importante entender o funcionamento da prova online?

Saber como funciona a prova online é importante para que você possa se preparar para obter um bom desempenho, ao conhecer o formato do exame, a linguagem utilizada e o conteúdo que costuma ser cobrado.

Com esse tipo de informação, é possível criar uma organização dos estudos que permita a você, no momento da avaliação, raciocinar de acordo com o que é esperado, sem nervosismo ou esquecimentos ao constituir as suas respostas.

Caso o resultado não esteja de acordo com o almejado, a instituição poderá oferecer tutorias, materiais de apoio ou outras ferramentas para ajudar o aluno a ser mais produtivo nos estudos.

Qual é a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Agora que você já sabe como funciona a prova online e por que é importante entender o seu funcionamento, que tal fazer um curso de nível superior a distância? Se estiver confortável para dar esse passo, saiba que é preciso tomar alguns cuidados antes de realizar a sua matrícula, como optar por uma boa instituição de ensino.

Para isso, analise as estruturas físicas e virtuais oferecidas aos alunos e a opinião de outros estudantes sobre a qualidade do ensino. Também sugerimos pesquisar as especializações do quadro de docentes e, por fim, verificar que o curso escolhido seja reconhecido pelo MEC. Dessa forma, você terá a certeza de que fez um bom investimento para a sua carreira no futuro, oferecendo mais oportunidades para que ela seja bem-sucedida.

Leia também:  6 dicas para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade

Como vimos, entender como funcionam a prova online de cursos a distância é fundamental para se preparar corretamente e obter um bom desempenho na avaliação. Por isso, não perca tempo: escolha o curso ideal, veja como é esse procedimento na instituição de ensino em que você pretende estudar e comece a se preparar agora mesmo!

Se você gostou deste post, aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no Twitter!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas