Como funciona o vestibular UniFOA? Confira este guia

O momento de entrar na faculdade costuma causar certa ansiedade nos estudantes, afinal, é um passo significativo para o começo da vida profissional. Ao mesmo tempo, ele é marcado por dúvidas, sendo as principais delas sobre os processos de provas e de matrícula. Por isso, antes de confirmar qualquer inscrição, sugerimos a você ficar por dentro de como funciona o vestibular UniFOA.

Além do mais, vale lembrar que, mesmo durante a pandemia, nem todas as instituições conseguiram se adaptar às novas exigências, obrigando os estudantes a ficarem com o ensino defasado.

No UniFOA foi diferente. Houve adaptação desde o começo, deixando os alunos à frente no mercado de trabalho. Para ajudar você a ficar por dentro dos pontos mais importantes, conversamos com Mayara Laísa, assistente administrativa no CRM do UniFOA, que nos trouxe algumas informações pertinentes. Continue!

Qual é a composição do vestibular UniFOA?

O UniFOA, até antes da pandemia, realizava o Vestibular em duas modalidades, o presencial e a outra modalidade usada era o aproveitamento da nota do ENEM. Na primeira modalidade, o candidato precisava fazer duas provas, uma Prova de Redação e uma Prova Objetiva, respondendo a questões objetivas e encontrando a melhor resposta, dentro de cinco alternativas.

Para obter um bom resultado no teste, exigem-se noções de atualidades no vestibular, interpretação de texto, gramática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Biologia, Química, Física e Matemática. A redação também compõe a prova e precisa ser muito bem escrita, a fim de garantir as melhores posições.

O que é avaliado no vestibular online UniFOA?

Agora, durante a pandemia, o UniFOA adotou o vestibular online. “Não só a gente, mas muitas instituições precisaram adaptar o procedimento, já que, devido ao distanciamento social, o vestibular tradicional precisou ser suspenso. Essa mudança foi bastante importante, pois contribuiu para conseguirmos dar continuidade aos cursos”, afirma Mayara.

Leia também:  5 livros que todo futuro profissional de direito precisa ler

Devido à adaptação para o meio digital, a prova também precisou se adequar. “Com exceção de Medicina, que o vestibular é 100% pela utilização da nota do Enem, no último semestre, o sistema de avaliação para os demais cursos passou a ser, além da utilização da nota do ENEM, também a Prova de Redação Online, que pode abranger diferentes temas. No entanto, é possível que, nos próximos, algumas questões objetivas comecem a fazer parte”, conta a assistente administrativa

Mesmo sendo novidade, o vestibular online já apresenta suas vantagens. Entre elas, podemos citar a facilidade de poder fazer a prova no momento mais adequado e no conforto de casa, sem a preocupação com as situações típicas do vestibular tradicional, como engarrafamento, atrasos, o lanche e demais regras do edital.

Como é a inscrição do vestibular UniFOA e qual é o tempo de duração da prova?

Tanto para o vestibular utilizando a nota do ENEM ou Prova de Redação Online, o candidato realiza a inscrição pelo site do UniFOA no Portal do Candidato. Ao final da inscrição, será gerado um resumo com os dados gerados pelo candidato, para a confirmação.

No ato da inscrição o candidato que optar em participar do vestibular utilizando a nota do ENEM precisa informar o Número de Inscrição do ENEM.

A prova de Redação Online pode ser realizada logo em seguida, a critério de cada um. De qualquer forma, é importante prestar atenção no prazo para realização da prova, que costuma terminar no último dia de inscrição.

“Assim, a pessoa pode se inscrever no primeiro dia de inscrição, mas optar por fazer a prova só no último. Ao selecionar a opção para a realização da prova, o candidato recebe todas as informações mais relevantes sobre as regras da prova. Ao clicar no botão ‘iniciar’, recebe o tema e tem duas horas corridas para concluir, salvar e enviar”, esclarece Mayara.