Saiba o que é e como funciona uma rádio universitária!

Diante das diversas possibilidades que a área da Comunicação oferece, a rádio universitária é uma iniciativa que tem muito a agregar à formação dos estudantes. Afinal, essa é uma maneira interessante de colocar em prática o que se aprende na graduação.

No contexto universitário, uma rádio serve não só como um canal de comunicação, mas especialmente como um laboratório que envolve toda a comunidade acadêmica. Além disso, também se caracteriza como uma atividade de extensão, uma vez que proporciona entretenimento e informação para a sociedade.

Quer saber mais sobre as rádios universitárias? Então, continue a leitura deste post para entender como elas funcionam e descobrir o que você precisa fazer para adquirir uma experiência como essa!

Como funciona uma rádio universitária?

A rádio universitária é o resultado do trabalho de funcionários, professores e alunos de vários cursos. A produção de conteúdo tem forte participação dos estudantes, tanto dos que ainda estão iniciando a graduação, quanto dos que estão perto de se formar.

São veiculadas notícias relacionadas à própria instituição, mas também sobre o que está acontecendo no país e no mundo. A programação inclui, ainda, outros conteúdos que podem variar desde música até boletins de divulgação científica. O espaço é bastante democrático e a comunidade acadêmica como um todo é estimulada a participar das produções.

Como trabalhar em uma rádio universitária?

Levando em conta o tipo de trabalho que é realizado em uma rádio, esse é o ambiente ideal para alunos dos cursos da área de Comunicação, como os que destacamos a seguir:

Leia também:  O que é flash card e como usar para estudar?

Jornalismo

O noticiário é uma parte fundamental da rádio universitária, de modo que os graduandos do curso de Jornalismo têm uma excelente oportunidade de colocar os conhecimentos em prática e se preparar para o mercado de trabalho. É a chance perfeita de absorver melhor o que é estudado em várias disciplinas, como as de Radiojornalismo, Redação Jornalística e Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa.

Ao trabalhar na rádio, o estudante experimenta atividades que fazem parte da atuação de um jornalista. Alguns exemplos disso são a produção de pautas, pesquisa de notícias e checagem de fatos, entrevistas, redação, edição, coberturas de eventos e até mesmo a locução de programas de rádio.

Publicidade e Propaganda

Alunos de Publicidade e Propaganda também se beneficiam bastante da experiência que a rádio universitária proporciona. Até porque, tendo em vista que o rádio é um meio de comunicação amplamente utilizado para a divulgação de marcas, o curso inclui disciplinas como a de Criação e Redação Publicitária em Rádio.

Na rádio, os graduandos conseguem exercitar o que aprenderam sobre criação de peças e campanhas publicitárias. Um exemplo interessante do que pode ser feito nesse contexto é a produção de jingles — aquelas mensagens publicitárias em forma de música que são tão usadas para difundir uma marca.

Você já conhece a Rádio UniFOA?

Depois de entender melhor do que se trata uma rádio universitária, você deve estar curioso para conferir mais de perto como todo o trabalho que descrevemos até aqui se aplica. Para isso, é só acessar a webradio do Centro Universitário de Volta Redonda, primeira da região Sul Fluminense e que já tem mais de 10 anos de atividade.

Leia também:  Não sabe como escolher uma faculdade? Veja 5 dicas que vão ajudar você!

Rádio UniFOA é uma rádio universitária que oferece conteúdo 24 horas por dia por meio da internet. A programação inclui o Radar News, com notícias nacionais e internacionais, o Som da Ciência e o Boletim de Notícias, que trazem, respectivamente, a divulgação científica e as principais informações referentes à instituição. Para completar, você ainda pode ouvir vários podcasts e muita música. Então, acesse e aproveite!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas