Saiba o que é e como funciona uma rádio universitária!

Diante das diversas possibilidades que a área da Comunicação oferece, a rádio universitária é uma iniciativa que tem muito a agregar à formação dos estudantes. Afinal, essa é uma maneira interessante de colocar em prática o que se aprende na graduação.

No contexto universitário, uma rádio serve não só como um canal de comunicação, mas especialmente como um laboratório que envolve toda a comunidade acadêmica. Além disso, também se caracteriza como uma atividade de extensão, uma vez que proporciona entretenimento e informação para a sociedade.

Quer saber mais sobre as rádios universitárias? Então, continue a leitura deste post para entender como elas funcionam e descobrir o que você precisa fazer para adquirir uma experiência como essa!

Como funciona uma rádio universitária?

A rádio universitária é o resultado do trabalho de funcionários, professores e alunos de vários cursos. A produção de conteúdo tem forte participação dos estudantes, tanto dos que ainda estão iniciando a graduação, quanto dos que estão perto de se formar.

São veiculadas notícias relacionadas à própria instituição, mas também sobre o que está acontecendo no país e no mundo. A programação inclui, ainda, outros conteúdos que podem variar desde música até boletins de divulgação científica. O espaço é bastante democrático e a comunidade acadêmica como um todo é estimulada a participar das produções.

Como trabalhar em uma rádio universitária?

Levando em conta o tipo de trabalho que é realizado em uma rádio, esse é o ambiente ideal para alunos dos cursos da área de Comunicação, como os que destacamos a seguir: