Como se comportar na entrevista de estágio? Confira 8 dicas de ouro

O estágio é uma etapa importante da graduação — em alguns cursos é obrigatório — por funcionar como um treinamento para a vida profissional. Isso explica porque tantos estudantes cumprem essa etapa antes de terminar a faculdade, seja para aprender coisas novas, seja para aplicar a teoria vista em sala de aula.

De fato, é uma oportunidade e tanto para colocar os conhecimentos em prática e chegar ao mercado com uma noção sobre os desafios da rotina de trabalho. Mas você sabe o que fazer quando esse importante momento chegar?

Neste post, listamos 12 dicas de como se comportar na entrevista de estágio. Quer começar sua vida profissional com o pé direito? Confira quais são elas e aproveite-as para conquistar a sonhada vaga!

1. Informe-se sobre a empresa

Antes de qualquer coisa, é necessário identificar suas empresas favoritas e pesquisar sobre cada uma delas. Procure informações em páginas diferentes e explore o próprio site da organização, a fim de entender seu tamanho, tempo de existência, produtos e serviços que oferece, entre outros dados.

Pesquisar sobre a trajetória da empresa mostrará que você tem real interesse pelo trabalho que ela realiza. Inclusive, pode ser um diferencial em relação a outros candidatos, visto que, em algumas instituições, as vagas de estágio são limitadas e bastante concorridas.

2. Vá ao local com antecedência

Todo primeiro contato flui melhor quando as pessoas estão tranquilas. Uma boa maneira de manter essa sensação é ir ao local da entrevista com, pelo menos, meia hora de antecedência. Dessa forma, você terá tempo suficiente para respirar, descansar após o trajeto e se familiarizar com o ambiente da empresa.

Do ponto de vista dos entrevistadores, chegar antes do horário marcado mostra seu comprometimento em garantir que tudo saia conforme planejado. Além do mais, tenha em mente que imprevistos podem acontecer com qualquer um. Assim, ao sair de casa minutos antes, você terá condições de contornar possíveis problemas.

Para não perder a hora e acordar com disposição antes do encontro, ocupe o tempo do dia anterior com atividades que ajudem a relaxar. Ao praticar exercícios, por exemplo, você gasta mais energia, melhora a qualidade do sono e controla a ansiedade.

3. Vista-se de maneira adequada

A vestimenta ainda é determinante na imagem que você deseja transmitir. Portanto, é possível usar peças específicas a seu favor e evitar combinações que possam causar estranhamento.

É claro que algumas empresas exigem roupas mais formais; já outras permitem um visual simples e despojado. Em todo caso, sempre é bom se vestir de maneira discreta, evitando peças muito curtas, acessórios chamativos, tecidos desbotados e/ou amassados.

Leia também:  Como estudar mais em menos tempo? Veja 3 melhores dicas!

Cuidados com a higiene e a apresentação em geral também contam muito. Assim, lave o rosto, escove os dentes, dê um trato no cabelo e certifique-se de que as unhas estão em dia (limpas e cortadas). Perfumes e loções fortes devem ser evitadas.

4. Tome cuidado com a postura

Uma dica relevante para qualquer pessoa que quer saber como se comportar na entrevista de estágio é estudar alguns truques de linguagem corporal. A postura, tipo de olhar e certos movimentos são capazes de transmitir mensagens distintas, dependendo do modo como são utilizados.

Muitos estudantes tendem a cruzar os braços ou a segurar as laterais da cadeira em situações de nervosismo, como forma de proteção. O problema é que tais gestos têm relação com sensações negativas, como insegurança e impaciência, e devem ser evitados.

Outras atitudes, por outro lado, podem passar boas impressões, como:

• cumprimentar com um leve sorriso;
  • manter a coluna ereta e as pernas descruzadas;
  • inclinar-se em direção ao entrevistador ao ouvir perguntas;
  • gesticular enquanto fala;
  • deixar a cabeça erguida.

5. Fique longe das distrações

A tecnologia faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, tanto que é difícil encontrar alguém que saia de casa sem o inseparável smartphone. Ainda que a presença do aparelho em diversas situações tenha se tornado comum, vale tomar cuidado para que bipes, músicas ou vibrações não atrapalhem o andamento da entrevista.

Para evitar problemas, desligue o celular ou coloque-o em modo silencioso antes de entrar na sala onde ocorrerá a conversa. Jamais use o dispositivo na frente dos entrevistadores e, se tiver algum papel em mãos (bloco de notas ou fôlder da empresa, por exemplo), evite se distrair com as informações contidas nele.

6. Fale a verdade com clareza

Em uma entrevista, todos os atos, gestos e atitudes do candidato são analisados e levados em consideração para definir se a vaga será ou não merecida. Isso também inclui as palavras e o modo como a pessoa se expressa.

Sabendo disso, comece falando claro e devagar, de modo que os ouvintes possam entender tudo. Uma dica é ficar de olho na respiração para não atropelar as palavras e passar a imagem de despreparo.

Se possível, memorize o nome do entrevistador para não precisar perguntar a todo momento. Além disso, não responda o que você não sabe. É melhor ser sincero e estar aberto ao aprendizado do que ser desonesto.