Conheça as 5 maiores tendências de engenharia ambiental

Com os esforços constantes do poder público no sentido de promover ações sustentáveis e a conscientização dos vários setores da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, as áreas da Engenharia Ambiental e outras profissões nesse setor estão cada vez mais em alta.

Apesar de as perspectivas serem positivas, o estudante precisa ter a consciência de que há muitas responsabilidades envolvidas. Outra necessidade é manter-se sempre atualizado e acompanhar as tendências de engenharia ambiental para oferecer soluções eficazes.

Você tem interesse nesse assunto? Aproveite para conferir mais sobre ele a seguir e, quem sabe, escolher a sua profissão!

1. Gestão Ambiental

Como o próprio nome sugere, a Gestão Ambiental conjuga conhecimentos de Administração e de manejo de recursos naturais com a meta de gerir atividades socioeconômicas usando-os de modo racional.

Essa área está em alta, uma vez que é dotada de técnicas capazes de harmonizar as relações do homem com a natureza, minimizando os impactos sobre o ambiente.

Atuando no segmento de gestão, o engenheiro ambiental pode conduzir estudos de identificação de impactos ambientais, implementar técnicas de recuperação de áreas degradadas e desenvolver programas de educação sustentável.

Pode ainda se dedicar à pesquisa e implementar métodos que objetivam a exploração de bens naturais de maneira sustentável.

2. Tecnologia Ambiental

Outra tendência relevante é a Tecnologia Ambiental, sem a qual se torna praticamente impossível a atuação do engenheiro. Nesse campo, são desenvolvidas e aplicadas ferramentas tecnológicas que têm como finalidade auxiliar esse profissional a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo em que otimiza a produção.

Há grande demanda mercadológica pela atuação nessa área. A procura do mercado por engenheiros ambientais que operem com as tecnologias ocorre porque, por meio delas, são oferecidas soluções para minimizar os problemas de eliminação de resíduos, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões poluentes.

Leia também:  7 dicas para quem pensa em fazer mestrado

Os recursos tecnológicos são importantes ainda para o reaproveitamento de produtos, auxílio a sistemas de gestão ambiental e melhoria da coeficiência — isto é, fazer mais com menos.

3. Geotecnia Ambiental

A Geotecnia Ambiental é uma área híbrida, que envolve conhecimentos da Engenharia Ambiental e da Engenharia Civil para o manejo de obras e extrações de recursos de maneira a não agredir o solo, a água e a biodiversidade de uma região.

Com o crescimento da construção civil no Brasil e a implementação de várias leis ambientais, a geotecnia ambiental tem se tornado um segmento extremamente relevante dentro desse mercado.

O engenheiro que atua nessa área elabora e supervisiona projetos que visam minimizar ou mesmo extinguir possíveis impactos ambientais causados por obras e ações de extração de recursos. Entre esses impactos estão a contaminação do solo por substâncias químicas e a disposição de rejeitos de mineração, por exemplo.

4. Ecodesign

Essa é a área da Engenharia Ambiental que emprega técnicas do desenho industrial para projetar serviços, produtos e ambientes mais sustentáveis, de forma a aproveitar a tecnologia para produzir sem afetar tanto o meio ambiente.

Como um dos pilares do desenvolvimento sustentável, o Ecodesign já se tornou uma tendência, sendo muito demandado nas mais diversas vertentes mercadológicas.

5. Gerência das Relações Ecológicas

Em expansão no mercado, essa área reúne aspectos relativos à Engenharia Ambiental, educação, gestão empresarial e gerenciamento de Recursos Humanos.

Nela, são criados e desenvolvidos processos para conscientizar, orientar e capacitar funcionários de uma companhia e moradores de uma região, por exemplo, sobre práticas socioambientais em conformidade com as ações sustentáveis e com a legislação ambiental em geral.