Corrida: Quais os cuidados na hora de decidir pela prática esportiva

corrida

A corrida é uma atividade física democrática, pois não precisa de muitos equipamentos e pode ser realizada em qualquer lugar. Esse exercício queima calorias e traz muitos benefícios para a saúde física e mental e, de acordo com pesquisas, a estimativa é que tenham mais de 5 milhões de corredores no Brasil. Mas, todo mundo pode praticar essa modalidade esportiva, bastando calçar um tênis e sair correndo?

A resposta é um sonoro NÃO! De acordo com o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, professor Silvio Vilela, a corrida não é indicada para todas as pessoas, porém existem outras atividades que podem substitui-la. Quem decide pela prática da corrida por conta própria pode sofrer consequências sérias.

Para entender melhor o assunto, Silvio Vilela explica que a corrida é uma atividade física de alto impacto para as articulações dos membros inferiores e coluna vertebral, além de exigir muito de toda a parte cardiorrespiratória. Por isso, inicialmente, é preciso saber se está tudo bem com a saúde e entender se a corrida é realmente a melhor indicação para aquele indivíduo.

Em primeiro lugar, marque uma consulta médica para que possa ser feita uma série de testes e avaliações da condição física geral. Depois procure orientação de um profissional de educação física para que ele possa, a partir do que foi diagnosticado pelo médico, montar um programa individual de corrida, de acordo com o objetivo da pessoa e sua capacidade física naquele momento.

Leia também:  Coordenador e professor do UniFOA tomam posse no Conselho Regional de Nutricionistas

O professor é enfático ao afirmar que não é só calçar um tênis e sair acelerando pela rua. “De modo nenhum isso deve ser feito, independente da idade e do sexo. Sair por aí correndo sem uma avaliação médica e um programa personalizado pode ter consequências terríveis para a sua vida. Todo exercício físico precisa da orientação de um profissional que estudou e se formou para isso”.

Dicas e orientações para realizar a corrida de forma saudável:

1. Procure um médico e faça um check-up (exame geral);
  2. Procure um profissional de educação física para montar um programa específico para você;
  3. Se optar pela corrida ao ar livre, evite os momentos mais quentes do dia;
  4. Procure um lugar com sombras e um piso sem buracos, para evitar acidentes;
  5. Use roupas leves. Se for correr durante a noite, procure usar roupas que facilitem a visualização por parte dos motoristas
  6. Preste atenção no tênis que irá usar, pois existem uns que são fabricados especificamente para corredores e ajudam a proteger os joelhos e a coluna. Não precisam ser caros, mas necessitam ser leves, flexíveis e com amortecedores na parte do calcanhar. O tempo irá te agradecer por isso;
  7. Beba bastante água, pois a hidratação é extremamente importante durante a prática de exercícios físicos;
  8. Cada indivíduo é diferente da outro. Neste caso, não é preciso fazer igual ou mais do que o seu colega; o que você precisa é de um bom plano para ser seguido;
  9. Em Volta Redonda, existe a Arena de Atletismo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-Smel, com uma pista de corrida espetacular aberta ao público, a partir das 6 horas da manhã. É só chegar, se identificar com o prof. responsável e usufruir do espaço, inclusive com vestiário e chuveiro.
Leia também:  Egressa de Educação Física se classifica para Campeonato Mundial de Cheerleading