O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu, nesta quinta-feira (05), um bate-papo entre a produtora de cinema Elisa Tolomelli e os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. O encontro, que foi aberto aos alunos de comunicação, promoveu o aprendizado por meio da troca de experiências.
Elisa, que é conhecida por filmes premiados como ‘Cidade de Deus’ e ‘Central do Brasil’, é nascida em Volta Redonda e retorna à sua cidade para conversar com os estudantes, agora como uma referência na sua área de atuação. “Busquei motivar os estudantes presentes aqui hoje para que eles se sentissem inspirados a correrem atrás de seus sonhos. Para mim foi uma palestra muito especial, pois sou nascida e criada em Volta Redonda. Adorei conhecer os alunos e professores, foi uma experiência bem gratificante”, pontuou a cineasta.
Os estudantes aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e aprender mais sobre a indústria cinematográfica. “Sou um grande fã de cinema, realmente sou apaixonado por tudo que envolve essa expressão da arte. A Elisa é uma das produtoras brasileiras que mais admiro, por isso essa experiência foi muito enriquecedora para o meu aprendizado e até pretendo aplicar alguns dos ensinamentos passados na palestra”, afirmou Felipe Duque, estudante do 6º período de Jornalismo.
O coordenador dos cursos de escola de comunicação, Douglas Gonçalves, acredita que um evento como esse reforça o audiovisual na Região Sul Fluminense. “É fundamental receber ela aqui, ainda mais pelo destaque que ela tem no cinema nacional. O que acho mais interessante é esse desejo de querer estar com os alunos e estimular o audiovisual na região Sul Fluminense, onde ela nasceu, e em querer compartilhar como potencializar cada vez mais o cenário do cinema nacional”, analisou o professor.
Durante sua visita ao UniFOA, Elisa conheceu os Estúdios FOA, espaço destinado a gravação de podcasts e vídeos, e participou de uma entrevista transmitida ao vivo pelo YouTube.
UMA CARREIRA DE SUCESSO
A produtora começou sua carreira no audiovisual como assistente de direção da comédia S.O.S. Sex-Shop (1984). Em seguida, em 1987, atuou como roteirista do romance A Menina do Lado. No início dos anos 1990, estreou como diretora em Manobra Radical, aventura exibida no Festival de Gramado de 1991. O reconhecimento no cenário cinematográfico nacional chegou após suas contribuições como produtora. Na função, Elisa trabalhou em títulos renomados do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), Lavoura Arcaica (2001) e Cidade de Deus (2002).