Curso de Ciências Biológicas reúne estudantes de escolas públicas para BIOQUIZ

Ciências Biológicas

Na tarde desta sexta-feira, 06, o curso de Ciências Biológicas recebeu 24 alunos do Colégio Estadual Guanabara e Professor Manuel Marinho no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, localizado no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, para participarem de um BIOQUIZ. A dinâmica ocorreu por conta da integração dos estudantes, do ensino médio e da graduação em licenciatura, que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa do UniFOA que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de educadores do ensino básico, sendo composto por alunos de licenciatura da instituição e discentes de escolas da rede pública de educação.

O responsável pela supervisão do evento foi o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Dimitri Alves. Perguntado sobre o motivo da ação promovida para quem esteve presente no campus, Dimitri destacou a relevância da união proporcionada pela instituição: “É importante para fazer a aproximação desses alunos da rede pública com o ensino superior e uní-los ao foco do PIBID, que é promover a bolsa para discentes de licenciatura, para que eles possam vir pra cá e ter essa experiência ímpar.”

O PIBID visa o acolhimento de estudantes de colégios públicos desde o começo de sua trajetória acadêmica. O intuito é que eles pratiquem atividades sob orientação de um discente de licenciatura do programa e um professor da respectiva escola. Sobre a importância da iniciativa, Dimitri disse: “É um programa muito importante. Ele está em vigor desde 2013 e auxilia na formação do futuro docente e seu desenvolvimento. Fornecemos a esses alunos dos cursos de licenciatura, seja de ciências biológicas ou educação física, uma vivência do ambiente escolar.”