Engenharia do UniFOA promove projeto do uso consciente de energia em Pinheiral

engenharia

Os acidentes envolvendo eletrodomésticos e gás de cozinha causam muitas vítimas no Brasil. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ocorreram 1.828 acidentes no Brasil somente relacionados à energia elétrica, resultando em 686 mortes. Segundo o estudo, apenas em Minas Gerais, foram 132 ocorrências que resultaram em 35 óbitos no ano passado.

Mesmo o número já sendo alto, a Abracopel acredita que os números reais possam ser até três vezes maior, uma vez que nem todos os incidentes são registrados pela associação. Portanto, é provável que o número de mortes relacionadas a acidentes elétricos no Brasil esteja mais próximo de 2 mil.

Pensando em contribuir para uma mudança nessa situação, o curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), com apoio do curso de Engenharia Mecânica, organizaram uma ação de conscientização através de um projeto integrado. O projeto tem por objetivo esclarecer para os alunos do Ensino Médio do CIEP 291 – Dom Martinho Schlude, de Pinheiral, as maneiras mais seguras para o uso correto de aparelhos elétricos e gás de cozinha em ambientes residenciais e comerciais.

Como diferencial da iniciativa será apresentado aos alunos que cursam disciplinas profissionalizantes de eletricidade do CIEP, na forma treinamento, a entrega de uma cartilha detalhando esses cuidados básicos com a eletricidade e o gás de cozinha. Todas as atividades a serem executadas nas fases do projeto serão supervisionadas e orientadas pelos docentes de acordo com as práticas profissionais de cada curso.

Leia também:  UniFOA começa 2024 com inscrições abertas

De acordo com a Abracopel, os principais causadores de acidentes elétricos são fios desencapados e de má qualidade, utilização de “T’s” e benjamins (que são grandes causadores de incêndios), mau uso da energia, acidentes na construção civil, entre outros. Essas situações podem levar a incêndios, danos aos equipamentos elétricos e, em casos mais graves, lesões ou até mesmo a morte.

Quanto ao gás de cozinha, um dos incidentes mais comuns é o vazamento de gás, devido problemas de instalação inadequada, conexões desgastadas ou danificadas, equipamentos defeituosos ou até mesmo a falta de manutenção regular. O vazamento pode causar um desastre enorme, como explosão, incêndio do local e até mesmo asfixia se o local não tiver ventilação.

Durante as atividades do projeto integrado, serão abordados tópicos básicos, mas muito importantes para o manuseio correto de utensílios domésticos que podem causar acidentes relacionados a eletricidade e gás de cozinha. Os cuidados essenciais para o uso correto de pontos de energia, iluminação e eletrodomésticos serão abordados juntamente com o uso consciente da energia com uma perspectiva socioambiental e econômica:

“A ação tem como um dos objetivos principais conscientizar os alunos CIEP 291, para que eles também possam espalhar os conhecimentos adquiridos para família e amigos”, declarou Izabel Mota, coordenadora e professora de Engenharia Mecânica, sobre os principais propósitos da iniciativa. A professora ainda afirmou que o projeto também pode ajudar a diminuir a quantidade de casos de acidentes domésticos, muito comuns no Brasil: