Curso de Medicina inaugura laboratório NAVE

Medicina

Na noite de ontem (26), o Curso de Medicina do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, inaugurou o laboratório NAVE – Núcleo de Atividade Virtual de Ensino. O evento, realizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, reuniu Sérgio Sodré, Secretário de Educação e também de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Walter Luiz Fonseca, docente do curso de Medicina, representando na ocasião o Presidente da FOA, Eduardo Prado, Danilo Devezas, estudante, que idealizou o projeto junto com o professor, e Júlio Aragão, Coordenador de Medicina, além de Bruno Gambarato, pró-reitor acadêmico, representando a reitoria.

O propósito do projeto é utilizar a realidade virtual a favor da aprendizagem, principalmente para ensinos sobre anatomia e fisiologia. Durante a pandemia, o estudante Danilo teve a ideia de promover o projeto, pois, segundo ele, o ensino remoto de vários países acontecia com auxilio de tecnologias 3D, recurso que facilitava a aprendizagem dos alunos remotamente. O professor Walter comprou a iniciativa e ajudou o aluno a transformar a proposta em realidade. O projeto, ainda, contou com o apoio dos professores do UniFOA Max Damas, Alexandro Orofino, Alexis Aragão, Leonardo Prado e Marcos Kazuiti.

Os mecanismos disponíveis no NAVE não se restringem apenas à área da saúde. Os cursos de Ed. Física e Biologia, por exemplo, têm acesso liberado para o uso, caso considerem pertinente no processo de aprendizagem ou pesquisa. Júlio Aragão, comentou que a inovação também ajuda na integração de outros cursos, que também estão conectados à Medicina: “Hoje nós temos um grupo de médicos e discentes da área da saúde, de educadores físicos, além de biólogos e nutricionistas em uma situação na qual todos irão lidar, dentro das atividades que necessitem de auxílio, com uma tecnologia de realidade virtual que eles vão solucionar seus problemas com uma equipe multidisciplinar”, concluiu.