27ª Sipat: Bombeiro civil demonstra contenção de fogo ocasionado por vazamento de gás

Ao longo desta 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) diversas atividades são oferecidas aos funcionários da FOA/UniFOA. Na quarta-feira, dia 10, foi a vez de falar sobre Segurança no Lar. O bombeiro civil, do grupo Ases do Fogo, Wesley Alves ministrou uma palestra no prédio 18 do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e, ao final, convidou todos a uma apresentação participativa de contenção de fogo.

O encontro também foi uma troca de experiência. Wesley mostrou inúmeros detalhes que podem provocar acidente fatais. Sugestões, manobras, gestos e costumes foram abordados de forma explicativa aos presentes. “As misturas de produtos químicos podem intoxicar uma pessoa e ela não notar”. 

“O acidente é igual ladrão: você não é avisado” 

IMG 9422

Wesley brincou com o grupo que estava assistindo, mas não deixou de pontuar que é preciso atenção em simples ações do dia a dia. “Fiquem atentos aos sinais, mesmo na sua folga”, aconselhou. “Em um estalar de dedos, você é pego de surpresa”. O bombeiro também explicou que o excesso de confiança faz com que a pessoa ache que nunca irá acontecer com ela.  

IMG 9400

– É preciso despertar a atenção. Começar a olhar com outros olhos os detalhes da sua casa – pontuou. Após explanar ações rotineiras de um lar, como a utilização do ferro de passar roupas, a presença de escadas sem corrimão, uso de cadeiras para atingir alturas, fios soltos e aparentes, entre outros, ele fez um alerta: “Casa com criança é atenção redobrada”, lembrou. 

Leia também:  Mês da Juventude: UniFOA recebe alunos de pré-vestibular social em visita orientada

IMG 9480

Wesley transformou a palestra em uma conversa dinâmica, envolveu os colaboradores e criou um bate-papo agradável, que teve contribuição de relatos e dúvidas sobre diversas ocasiões. 

Ao final, o grupo se direcionou ao estacionamento do prédio, onde alguns participantes puderam vivenciar, na prática, o que é preciso ser feito caso haja vazamento de gás com chama no botijão de cozinha.

Encerrando as apresentações, Maria Aparecida Maia, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, realizou o procedimento com fogo. “Eu que nunca troquei um botijão, consegui conter a chama com segurança”, comemorou.  

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas