9 dicas sobre como desenvolver confiança para o vestibular

Ao se preparar para o vestibular, o estudante passa por um período de enorme pressão. Afinal, essa prova é importante para definir não apenas a sua entrada no Ensino Superior, como também o seu futuro no mercado de trabalho.

Por isso, é comum ter momentos em que a síndrome do impostor fala mais alto e parece faltar a confiança para o vestibular. Porém, para conseguir um bom desempenho no exame, é fundamental não só ter conhecimentos sobre o conteúdo cobrado, como também saber lidar com esse sentimento negativo. Somente dessa maneira o candidato terá a calma necessária para realizar o processo seletivo da melhor forma possível.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar por que a insegurança afeta o desempenho do estudante, além de dar algumas dicas para desenvolver a confiança para o vestibular. Continue a leitura e confira!

Por que a insegurança afeta o desempenho do estudante?

Se você está se preparando para o vestibular, já deve ter percebido que a sua confiança diminui cada vez mais, conforme a data da prova se aproxima. Porém, se esse é o seu caso, saiba que isso também acontece com os seus concorrentes.

O principal problema dessa insegurança é que ela interfere no seu fluxo de aprendizado. É por isso que surge aquela sensação de que os horários de estudo não estão rendendo o esperado, ou de que você “não sabe nada”.

A falta de confiança para o vestibular também pode aparecer no dia da prova, de modo que o medo e a insegurança façam o estudante se autossabotar durante o processo seletivo, conquistando um rendimento abaixo do esperado.

Como desenvolver a confiança para o vestibular?

Agora que você já sabe como a insegurança pode atrapalhar o seu rendimento nos exames, confira, a seguir, algumas dicas para evitar o estresse antes do vestibular e ter mais confiança ao fazer a prova!

Leia também:  Como estudar para o vestibular sozinho e ter sucesso com isso?

1. Evite se comparar com os outros

Cada um tem o seu jeito de organizar os estudos e se preparar para o vestibular. Afinal, a forma como absorvemos as informações e retemos o conhecimento varia de pessoa para pessoa.

Portanto, evite comparar o andamento da sua preparação para os exames com o de seus colegas. Mantenha o foco na sua rotina de estudos e no seu planejamento, para que não se desenvolva um episódio de ansiedade ou estresse por conta disso.

2. Tenha metas realistas

Um dos maiores erros do vestibulando é criar expectativas que não estão condizentes com a sua realidade. Isso pode causar enormes frustrações no estudante, além de diminuir ainda mais a confiança para o vestibular.

Para isso, procure conhecer os seus limites no que diz respeito aos estudos e respeite-os durante a sua rotina, definindo metas possíveis de serem cumpridas. Dessa forma, você evita desgastes físicos e mantém o seu equilíbrio emocional.

3. Valorize as pequenas conquistas

Conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular exige uma longa jornada de preparação, principalmente se você estiver tentando uma vaga em um curso muito concorrido — como Medicina ou Direito.

Por isso, quando estiver perto da data do exame, reserve um tempo para relembrar todo o caminho percorrido e celebrar cada conquista alcançada. Dessa forma, você certamente chegará na prova ainda mais confiante de sua capacidade!

4. Faça exercícios físicos

Durante a preparação para o vestibular, é comum os estudantes focarem tanto a atenção nos conteúdos que devem ser revisados, que acabam se esquecendo da saúde do corpo. Por isso, reserve um período diário — ou, pelo menos, três vezes durante a semana — para realizar exercícios físicos.