Confira 6 dicas de como conciliar escola e vestibular

Uma das preocupações dos jovens que estão na reta final de Ensino Médio é saber como conciliar escola e vestibular. Afinal, a quantidade de conteúdo a absorver aumenta muito e cresce a ansiedade, muito comum nessa fase de encerramentos e novos começos.

O estresse antes do vestibular é desafiador para a maioria dos estudantes. Acrescente-se a isso a dúvida quanto ao curso escolhido e a expectativa em relação às mudanças que estão por vir pronto: lá se vai a tão necessária concentração nos estudos.

O ideal para passar por essa fase com bom aproveitamento é se apegar a algumas estratégias de produtividade. Para ajudar você com isso, separamos algumas dicas importantes para ajudar a conciliar escola e vestibular. Leia até o fim!

1. Determine as prioridades

Não deixe para verificar os temas que mais caem no Enem e vestibular quando a data das provas estiver se aproximando. Enquanto você tem tempo, é possível fazer uma escala de compromissos e determinar as prioridades, sem deixar que tudo se torne urgente.

Com esse olhar sobre o prazo de cada tarefa, você pode se dedicar mais às provas e trabalhos da escola naquelas semanas em que isso for mais importante. Por outro lado, em períodos mais tranquilos de atividades escolares, é a preparação para o vestibular que deve ganhar mais espaço na sua rotina.

2. Crie um cronograma de estudos

Um dos pontos fundamentais para que você consiga conciliar escola e vestibular com facilidade é ter planejamento. Para isso, o melhor é mapear todo o material que você precisa estudar e distribuir o conteúdo entre todos os dias e horários disponíveis.

Leia também:  Literatura no Enem: quais os assuntos mais cobrados no exame?

É interessante diferenciar os conteúdos por nível de dificuldade e reservar mais tempo para aquelas disciplinas que você considera mais complexas.

Não se esqueça de que seu cronograma de estudos também precisa de pausas. Assim, já estipule quanto tempo será reservado exclusivamente para o vestibular, que momentos serão destinados às atividades da escola e, claro, quais vão ser os dias de descanso.

Importante: não basta ser um cronograma super eficiente só na teoria. Você vai precisar desenvolver o hábito de estudar com uma rotina programada. Conforme necessário, faça ajustes inteligentes, adaptando o planejamento aos compromissos diários e semanais.

3. Controle o tempo para cada atividade

O plano de seguir um cronograma corre o risco de ir por água abaixo se você não aplicar boas estratégias de gestão de tempo. Por isso, o ideal é cumprir seus estudos planejados com um olho no conteúdo e o outro no relógio.

Claro que não precisa perder o foco de minuto em minuto para conferir quanto tempo já passou. Para facilitar, existem muitos recursos: cronômetros online, aplicativos de produtividade e até o próprio alarme do celular. Assim, você pode definir pequenos blocos de estudo intervalados com pausas, dando um refresco à mente.

Também é interessante alternar os assuntos para mudar o foco, reativando atenção e concentração. Isso porque, quanto mais tempo você insiste em um mesmo tema de estudo, mais cansativo fica. Aí, o tempo empregado na tarefa não é tão produtivo quanto poderia.

4. Trabalhe com metas possíveis

Cuidado para não assumir mais compromissos do que dá conta. Principalmente, vá devagar com a autocobrança. Para aliviar o estresse antes do vestibular, trabalhe com metas atingíveis, ou seja, que caibam na sua realidade. Além disso, você sempre pode repensar seu planejamento, adaptando-o mais confortavelmente às necessidades cotidianas.

Leia também:  5 dicas para perder o medo e se sair bem na prova da OAB

Uma dica importante para otimizar com suas metas é saber identificar em qual período do dia você rende mais, em que horário apresenta mais disposição mental, foco e concentração. Algumas pessoas têm mais energia acordam, outras demoram horas para engrenar de manhã, e funcionam melhor pela tarde ou noite.

Observe isso e avalie também em que momento do dia o seu local de estudos estará mais tranquilo, considerando a movimentação das pessoas na casa, barulho na vizinhança etc.

5. Treine seu conhecimento

Embora pareça óbvia, esta é uma dica muito importante para se preparar para as provas e ter um bom aproveitamento, conciliando escola e vestibular. Todo o conteúdo que você vai assimilando ao longo da rotina de estudos pode e deve ser testado com simulados online, provas anteriores do Enem e de processos seletivos semelhantes.

Por exemplo, praticar as técnicas de redação é um dos pontos-chave para se sair bem no final de toda essa preparação. Afinal, esse é um dos critérios de avaliação mais importantes e no qual muita gente se perde. Redigir um texto com coesão, bom encadeamento de ideias e ortografia correta também exige prática.

Você pode formar um grupo de estudos com seus colegas para treinar conhecimento. Tem gente que tem mais facilidade para absorver conteúdo ao debatê-lo com outras pessoas, observando outros pontos de vista e esclarecendo dúvidas.

Leia também:  Afinal, Biomedicina e Ciências Biológicas são a mesma coisa?

6. Sabia como conciliar escola e vestibular, mas tenha disciplina

Você pode ter a melhor fórmula do sucesso, na teoria. Só que, para ver os resultados na prática, é preciso muito esforço, dedicação e organização. Não espere a motivação bater para cumprir com sua rotina de estudos. A disciplina, mesmo nos dias em que a falta o ânimo, é o que vai determinar o seu compromisso com as metas diárias e o objetivo final.

Pense também que a procrastinação — aquele comportamento que todo mundo tem, vez ou outra, de deixar as tarefas para depois — é uma grande inimiga. Adiar faz acumular o conteúdo, gera ansiedade e desgaste emocional desnecessários.

Para manter sua disciplina inabalável, reserve horários merecidos para descanso. Tenha boas noites de sono, tire um tempo para arejar a mente e se distrair, aproveite para curtir com os amigos, assistir uma série ou fazer outras coisas de que gosta — mas tudo isso em momentos pré-determinados.

Seguindo essas dicas com empenho e compromisso, você percebe como conciliar escola e vestibular, além de aumentar suas chances de ter bons resultados nas provas. Depois disso, que venha a época de comemorar e se preparar para a nova fase!

Gostou das nossas ideias sobre planejamento de tempo para todas as atividades? Ficou com vontade de entender mais esse assunto? Aproveite para ler também nosso conteúdo que explica como criar um cronograma de estudos eficiente para o vestibular!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas