Confira 6 dicas de como conciliar escola e vestibular

Uma das preocupações dos jovens que estão na reta final de Ensino Médio é saber como conciliar escola e vestibular. Afinal, a quantidade de conteúdo a absorver aumenta muito e cresce a ansiedade, muito comum nessa fase de encerramentos e novos começos.

O estresse antes do vestibular é desafiador para a maioria dos estudantes. Acrescente-se a isso a dúvida quanto ao curso escolhido e a expectativa em relação às mudanças que estão por vir pronto: lá se vai a tão necessária concentração nos estudos.

O ideal para passar por essa fase com bom aproveitamento é se apegar a algumas estratégias de produtividade. Para ajudar você com isso, separamos algumas dicas importantes para ajudar a conciliar escola e vestibular. Leia até o fim!

1. Determine as prioridades

Não deixe para verificar os temas que mais caem no Enem e vestibular quando a data das provas estiver se aproximando. Enquanto você tem tempo, é possível fazer uma escala de compromissos e determinar as prioridades, sem deixar que tudo se torne urgente.

Com esse olhar sobre o prazo de cada tarefa, você pode se dedicar mais às provas e trabalhos da escola naquelas semanas em que isso for mais importante. Por outro lado, em períodos mais tranquilos de atividades escolares, é a preparação para o vestibular que deve ganhar mais espaço na sua rotina.

2. Crie um cronograma de estudos

Um dos pontos fundamentais para que você consiga conciliar escola e vestibular com facilidade é ter planejamento. Para isso, o melhor é mapear todo o material que você precisa estudar e distribuir o conteúdo entre todos os dias e horários disponíveis.

Leia também:  UniFOA abre inscrições para processo seletivo de Medicina 2024

É interessante diferenciar os conteúdos por nível de dificuldade e reservar mais tempo para aquelas disciplinas que você considera mais complexas.

Não se esqueça de que seu cronograma de estudos também precisa de pausas. Assim, já estipule quanto tempo será reservado exclusivamente para o vestibular, que momentos serão destinados às atividades da escola e, claro, quais vão ser os dias de descanso.

Importante: não basta ser um cronograma super eficiente só na teoria. Você vai precisar desenvolver o hábito de estudar com uma rotina programada. Conforme necessário, faça ajustes inteligentes, adaptando o planejamento aos compromissos diários e semanais.

3. Controle o tempo para cada atividade

O plano de seguir um cronograma corre o risco de ir por água abaixo se você não aplicar boas estratégias de gestão de tempo. Por isso, o ideal é cumprir seus estudos planejados com um olho no conteúdo e o outro no relógio.

Claro que não precisa perder o foco de minuto em minuto para conferir quanto tempo já passou. Para facilitar, existem muitos recursos: cronômetros online, aplicativos de produtividade e até o próprio alarme do celular. Assim, você pode definir pequenos blocos de estudo intervalados com pausas, dando um refresco à mente.

Também é interessante alternar os assuntos para mudar o foco, reativando atenção e concentração. Isso porque, quanto mais tempo você insiste em um mesmo tema de estudo, mais cansativo fica. Aí, o tempo empregado na tarefa não é tão produtivo quanto poderia.

4. Trabalhe com metas possíveis

Cuidado para não assumir mais compromissos do que dá conta. Principalmente, vá devagar com a autocobrança. Para aliviar o estresse antes do vestibular, trabalhe com metas atingíveis, ou seja, que caibam na sua realidade. Além disso, você sempre pode repensar seu planejamento, adaptando-o mais confortavelmente às necessidades cotidianas.