Você tem o perfil de uma carreira acadêmica? Entenda aqui!

Quando você pensa em seu futuro profissional, o que imagina? Trabalhando em uma grande empresa ou gerenciando o próprio negócio? Mas você já pensou em seguir carreira acadêmica e atuar como professor e pesquisador universitário?

Muitos estudantes nem consideram essa possibilidade quando estão pesquisando sobre as profissões que desejam seguir. Mas saiba que essa opção é válida para qualquer curso que você escolher, sendo que os primeiros passos para ingressar nessa área começam ainda na graduação.

Quer saber mais sobre como funciona essa profissão e o que você pode fazer para se destacar nela? Leia nosso post e informe-se sobre o assunto!

Como funciona a carreira acadêmica?

A carreira acadêmica é direcionada para quem quer pesquisar e dar aulas em ambiente universitário. O interessante é que ela pode começar a ser construída já na graduação. Muitos estudantes descobrem o seu interesse nessa profissão ao participar de projetos de iniciação científica, atividades de monitoria ou projetos de extensão. Nessas experiências é possível ter contato com as principais funções do professor de faculdade: o ensino e a pesquisa.

Você pode aproveitar o curso de graduação para conhecer as diversas áreas da sua profissão e, dessa forma, identificar as mais interessantes. Além disso, procure as oportunidades que a faculdade oferece e participe de grupos de estudos, encontros estudantis, congressos e outros eventos científicos. Apresentar trabalhos em eventos também é uma ótima forma de construir um currículo acadêmico.

Com o diploma em mãos, o profissional, em vez de concorrer às vagas de empresas, se prepara para a pós-graduação stricto sensu, uma formação mais científica, em que o aluno vai se dedicar a pesquisar, de maneira bem aprofundada, um tema dentro de sua área de atuação.

Leia também:  Entenda o que é Economia Compartilhada

Mestrado

O primeiro passo dessa trajetória é o mestrado, curso que tem duração média de 2 anos. Nessa etapa, é obrigatório fazer algumas aulas para atingir os créditos exigidos. Com a supervisão de um professor-orientador, o aluno passa a pesquisar um determinado segmento, a fim de fazer uma reflexão teórica. Ao final do curso, ele precisa apresentar uma dissertação, que será aprovada por uma banca examinadora.

Nesse período, na maioria das vezes, a dedicação é integral e ele pode receber bolsa de algumas fundações, por exemplo.

Doutorado

Com o mestrado, ele já consegue atuar como acadêmico. Mas, se quiser ir além e se destacar, pode ainda fazer o doutorado, que dura em média 4 anos. Nessa etapa, ele também tem a supervisão de um professor-orientador, precisa cumprir créditos de aulas, mas a pesquisa científica é ainda mais detalhada e aprofundada.

Para obter o título, ele precisa elaborar uma tese de um tema científico inédito que deve ser aprovada por uma banca examinadora.

Há a possibilidade de conseguir bolsa, e a dedicação é quase sempre integral nesse tipo de curso.

Qual é o perfil de quem escolhe seguir essa área?

Para saber se você tem o perfil de professor do ensino superior, o interesse pelos estudos é fundamental. Sendo assim, é importante gostar de ler e escrever, pois, ao optar pela carreira docente, o profissional estará constantemente atualizando seus conhecimentos na sua área de atuação.

É importante ainda ser organizado para lidar com os dados e prazos e ter um olhar analítico para realizar as pesquisas e interpretar os resultados. Portanto, trabalhar com foco, persistência e disciplina é essencial.

A fluência em uma segunda língua também será um diferencial para estudar artigos científicos de outros países e para participar de congressos.