6 dicas de ouro para mandar bem em uma entrevista de emprego online

Com os avanços tecnológicos, ficou cada vez mais comum vermos uma série de atividades sendo migradas do offline para o virtual. E no ambiente de trabalho, não poderia ser diferente: principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as empresas passaram a apostar até mesmo em entrevista de emprego online.

Se você está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, mas não sabe como se comportar nessa situação, não se preocupe! Neste post, vamos dar 6 dicas para você arrasar na sua entrevista de emprego online e garantir essa conquista. Continue a leitura e confira!

1. Saiba se comportar diante da câmera

A primeira dica de ouro para mandar bem em uma entrevista de emprego — seja ela virtual ou presencial — é saber se comportar perante o seu entrevistador. Afinal, como esse será o primeiro contato entre vocês, é fundamental transmitir uma imagem de confiança.

Por isso, no caso da entrevista online, a dica é falar olhando para a sua webcam, e não para a tela do computador. Assim, você passará a impressão de que está olhando nos olhos da outra pessoa.

2. Escolha o equipamento correto

Ao se preparar para a entrevista de emprego online, é importante definir o aparelho em que você estará conectado — como celular, tablet ou notebook. Antes de tomar essa decisão, leve em consideração a plataforma em que a entrevista ocorrerá e veja qual opção oferece um suporte melhor ao software ou aplicativo.

Leia também:  Solucione as suas dúvidas sobre o que é Ciências Biológicas!

Não se esqueça de testar com antecedência os seus fones de ouvido, a webcam e o microfone, para garantir que tudo estará funcionando corretamente no momento da chamada.

3. Verifique a conexão com a internet

Depois de ajustar o equipamento, reserve alguns minutos para verificar a sua conexão com a internet. Uma boa ideia, nessa etapa, é fazer uma chamada de vídeo com algum amigo para ver se tudo está funcionando corretamente. Caso o Wi-Fi esteja lento, conectar a internet no seu dispositivo via cabo pode ser uma solução.

4. Escolha um ambiente adequado

Escolher o ambiente adequado também é fundamental para se sair bem na entrevista de emprego online. Afinal, é preciso contar com um local tranquilo e pouco movimentado, para garantir que a transmissão de áudio não saia com ruídos.

No caso de uma entrevista por vídeo, certifique-se de escolher um local bem iluminado para que o entrevistador consiga ver o seu rosto. Por fim, não se esqueça de que a câmera mostrará também o que está atrás de você — portanto, cuidado com o cenário!

5. Mantenha papel e caneta à mão

A entrevista de emprego é um ótimo momento não apenas para o recrutador conhecer o candidato, mas também para que você saiba mais sobre a empresa que tem interesse em te contratar.

Por isso, mantenha sempre papel e caneta à mão para que você possa fazer as anotações que julgar pertinentes em relação ao local, à proposta e ao escopo de trabalho.