6 dicas para escolher a universidade certa para o seu futuro

Está perto de concluir o ensino médio e não sabe qual universidade escolher? Essa é uma dúvida muito comum que preocupa milhares de estudantes. Com o aumento significativo do número de universidades ao longo dos anos, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não errar a mão no momento de tomar essa decisão. Aqui vão algumas dicas para você escolher a universidade certa para seu futuro!

1. Comece com uma visita ao campus

Conheça a infraestrutura do campus. Veja como são as instalações, os acessos, os laboratórios, a biblioteca e também os materiais que você terá à disposição, como computadores, por exemplo. Observando bem esses pontos, você pode evitar uma decepção no futuro.

2. Pesquise sobre a avaliação do MEC e a reputação da universidade

Um bom termômetro sobre a avaliação da universidade é a nota do MEC. Esse dado pode ser consultado no site EMEC. As notas vão de 1 a 5, sendo que a partir de 3 a universidade é considerada boa. Outra forma de avaliação é pesquisar a respeito da reputação da faculdade com os moradores do local, com ex-alunos e junto ao mercado de trabalho, além de consultar amigos, conhecidos, entre outros. Optar por uma universidade “mal vista” pode levar a um grande desperdício de tempo e dinheiro.

3. Busque informações com alunos que estudam lá

Se você conhece alguém que estuda lá, pergunte sobre como é. Se não conhece, aproveite a visita ao campus e converse com alunos atuais, buscando informações sobre o funcionamento da universidade, qualidade das aulas e dos recursos disponibilizados. Essas dicas são valiosas para embasar bem a decisão antes de bater o martelo.

Leia também:  Como montar um cronograma de estudos para passar em Medicina?

4. Veja o que a universidade oferece, além do curso

Na trilha para escolher a universidade e pensando além do curso, pesquise se há possibilidade de especialização, cursos extracurriculares, intercâmbio e palestras acadêmicas, só para dar alguns exemplos. O curso escolhido é o ponto de partida, mas hoje em dia é necessário ir além, e qualquer oportunidade de agregar conteúdo adicional é muito importante.

5. Saiba se há algum portal de vagas ou parceria da universidade com empresas

É muito importante ver se a universidade possui ferramentas ou parcerias para ajudar você a chegar ao mercado de trabalho. Isso pode ocorrer por meio de uma central de estágios, portal de vagas somente para alunos ou mesmo convênios firmados para encaminhamento específico a determinadas empresas. Na competição atual do mercado, esse auxílio pode se constituir em um grande diferencial para você conseguir uma boa vaga.

6. Procure saber quem são os professores

Pesquise sobre os professores, suas qualificações e trabalhos publicados. Muitas universidades disponibilizam uma listagem de educadores por área. Caso não consiga, entre em contato com seus professores do ensino médio, eles também poderão lhe passar alguma base e conhecimento.

Estar atento a todos esses detalhes pode não ser uma tarefa fácil, mas é melhor se precaver do que ter uma surpresa desagradável posteriormente. Pesquise, se informe, compare. Você verá que o caminho para o sucesso ficará muito fácil dessa forma.

Leia também:  Quer fazer faculdade de Publicidade? Veja onde você poderá atuar no mercado!

Pronto para escolher a universidade certa? Compartilhe com a gente seu comentário!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas