6 dicas para escolher a universidade certa para o seu futuro

Está perto de concluir o ensino médio e não sabe qual universidade escolher? Essa é uma dúvida muito comum que preocupa milhares de estudantes. Com o aumento significativo do número de universidades ao longo dos anos, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não errar a mão no momento de tomar essa decisão. Aqui vão algumas dicas para você escolher a universidade certa para seu futuro!

1. Comece com uma visita ao campus

Conheça a infraestrutura do campus. Veja como são as instalações, os acessos, os laboratórios, a biblioteca e também os materiais que você terá à disposição, como computadores, por exemplo. Observando bem esses pontos, você pode evitar uma decepção no futuro.

2. Pesquise sobre a avaliação do MEC e a reputação da universidade

Um bom termômetro sobre a avaliação da universidade é a nota do MEC. Esse dado pode ser consultado no site EMEC. As notas vão de 1 a 5, sendo que a partir de 3 a universidade é considerada boa. Outra forma de avaliação é pesquisar a respeito da reputação da faculdade com os moradores do local, com ex-alunos e junto ao mercado de trabalho, além de consultar amigos, conhecidos, entre outros. Optar por uma universidade “mal vista” pode levar a um grande desperdício de tempo e dinheiro.

3. Busque informações com alunos que estudam lá

Se você conhece alguém que estuda lá, pergunte sobre como é. Se não conhece, aproveite a visita ao campus e converse com alunos atuais, buscando informações sobre o funcionamento da universidade, qualidade das aulas e dos recursos disponibilizados. Essas dicas são valiosas para embasar bem a decisão antes de bater o martelo.