5 dicas para quem vai morar sozinho para fazer faculdade

A aprovação no vestibular e o início da caminhada rumo ao futuro profissional já representam uma grande mudança de vida. E para quem escolheu uma faculdade longe de casa e está indo morar sozinho pela primeira vez, tudo parece ainda mais desafiador, não é mesmo?

Mas não se assuste! Neste post, vamos dar 5 ótimas dicas que, com certeza, vão lhe ajudar a encarar esse momento com mais tranquilidade. Confira!

1. Comece fazendo uma pesquisa

Antes de fazer as malas, procure saber um pouco mais sobre a cidade para onde você vai. Pesquise sobre o clima, o transporte público, custo de vida, atividades culturais e outros fatores que podem ajudar a criar uma primeira impressão.

Vale a pena também fazer uma visita para ver a cidade mais de perto e conhecer as opiniões de quem já mora lá há mais tempo.

2. Na hora de escolher a casa nova: atenção aos detalhes!

Uma vez que você já descobriu alguns pontos importantes sobre a cidade em que vai morar, é hora de pensar na sua casa. Avalie a localização, verifique a proximidade de pontos de ônibus, supermercados, restaurantes e tudo o que ajuda na praticidade de sua rotina.

E se você já escolheu o lugar ideal, lembre-se de testar torneiras, tomadas, lâmpadas e portas, registre tudo o que julgar importante e comunique à imobiliária qualquer problema que você tenha percebido.

Leia também:  Não perca: 5 dicas de como desenvolver inteligência emocional!

Ah, leve sempre uma trena para tirar as medidas de todos os cômodos: assim você tem a garantia de que seus móveis caberão no espaço que você escolheu.

3. Faça uma listinha

Pense em tudo o que vai precisar para a sua nova vida: desde eletrodomésticos como fogão, geladeira, máquina de lavar e televisão, móveis como cama, mesa, cadeiras e armários, até itens menores como abridores de lata, adaptadores de tomada e tudo aquilo que você só percebe o quanto é essencial quando realmente precisa.

4. Cuide bem dos seus gastos

Um dos grandes desafios para quem está indo morar sozinho é conseguir equilibrar as próprias contas para cobrir todas as despesas e ainda ter momentos de lazer sem passar aquele aperto no final do mês.

Por isso, a dica principal é: faça uma planilha com os seus gastos mensais — aluguel, luz, água, telefone, internet, transporte — e verifique se estão de acordo com o seu orçamento.

Inclua também aquelas despesas menores como o sorvetinho de sobremesa ou aquele lanche na sexta-feira à noite que estavam fora do planejamento, mas que, com certeza, farão a diferença no seu saldo no final do mês.

5. Mantenha seu espaço organizado

Aqui não falamos apenas de faxina ou daquela limpeza rápida para deixar o seu lugar mais bonito quando os amigos ou a família vierem visitar, ok?