5 dicas para quem vai morar sozinho para fazer faculdade

A aprovação no vestibular e o início da caminhada rumo ao futuro profissional já representam uma grande mudança de vida. E para quem escolheu uma faculdade longe de casa e está indo morar sozinho pela primeira vez, tudo parece ainda mais desafiador, não é mesmo?

Mas não se assuste! Neste post, vamos dar 5 ótimas dicas que, com certeza, vão lhe ajudar a encarar esse momento com mais tranquilidade. Confira!

1. Comece fazendo uma pesquisa

Antes de fazer as malas, procure saber um pouco mais sobre a cidade para onde você vai. Pesquise sobre o clima, o transporte público, custo de vida, atividades culturais e outros fatores que podem ajudar a criar uma primeira impressão.

Vale a pena também fazer uma visita para ver a cidade mais de perto e conhecer as opiniões de quem já mora lá há mais tempo.

2. Na hora de escolher a casa nova: atenção aos detalhes!

Uma vez que você já descobriu alguns pontos importantes sobre a cidade em que vai morar, é hora de pensar na sua casa. Avalie a localização, verifique a proximidade de pontos de ônibus, supermercados, restaurantes e tudo o que ajuda na praticidade de sua rotina.

E se você já escolheu o lugar ideal, lembre-se de testar torneiras, tomadas, lâmpadas e portas, registre tudo o que julgar importante e comunique à imobiliária qualquer problema que você tenha percebido.

Leia também:  O que é um Portfólio?

Ah, leve sempre uma trena para tirar as medidas de todos os cômodos: assim você tem a garantia de que seus móveis caberão no espaço que você escolheu.

3. Faça uma listinha

Pense em tudo o que vai precisar para a sua nova vida: desde eletrodomésticos como fogão, geladeira, máquina de lavar e televisão, móveis como cama, mesa, cadeiras e armários, até itens menores como abridores de lata, adaptadores de tomada e tudo aquilo que você só percebe o quanto é essencial quando realmente precisa.

4. Cuide bem dos seus gastos

Um dos grandes desafios para quem está indo morar sozinho é conseguir equilibrar as próprias contas para cobrir todas as despesas e ainda ter momentos de lazer sem passar aquele aperto no final do mês.

Por isso, a dica principal é: faça uma planilha com os seus gastos mensais — aluguel, luz, água, telefone, internet, transporte — e verifique se estão de acordo com o seu orçamento.

Inclua também aquelas despesas menores como o sorvetinho de sobremesa ou aquele lanche na sexta-feira à noite que estavam fora do planejamento, mas que, com certeza, farão a diferença no seu saldo no final do mês.

5. Mantenha seu espaço organizado

Aqui não falamos apenas de faxina ou daquela limpeza rápida para deixar o seu lugar mais bonito quando os amigos ou a família vierem visitar, ok?

Leia também:  Não perca: 5 dicas de como desenvolver inteligência emocional!

Lembre-se que a partir de agora, este será o seu espaço de estudos e também de descanso, por isso, é muito importante manter uma organização diária para ele seja aconchegante e que você se sinta confortável. Uma boa opção é manter uma listinha de atividades para não deixar nenhuma tarefa para trás!

Esperamos que você aproveite essas dicas para iniciar a sua jornada morando sozinho. E se quiser conferir outras informações sobre educação e o mundo universitário, é só seguir a gente no Facebook, Twitter ou Instagram.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas