Qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Contabilidade?

Talvez uma das maiores dúvidas do vestibulando que pretende seguir para a área contábil seja a diferença entre  Ciências Contábeis e Contabilidade. Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, na verdade, têm diferenças significativas.

Enquanto Ciências Contábeis se refere ao estudo sistemático e teórico da contabilidade, a Contabilidade diz respeito à prática de registrar as transações financeiras de uma organização. Para um melhor entendimento desses conceitos elaboramos este post.

A seguir, descubra o significado de cada um desses conceitos, como funciona o Curso de Ciências Contábeis e quais são os diferenciais do curso oferecido pelo UniFOA.

Afinal, qual a diferença entre Ciências Contábeis e Contabilidade?

A diferença entre Ciências Contábeis e Contabilidade pode ser confusa para algumas pessoas, mas é importante entender as distinções entre os dois conceitos.

Enquanto a Contabilidade se refere ao processo de registro, classificação e análise das transações financeiras de uma empresa, Ciências Contábeis é a faculdade que se concentra no estudo e compreensão desse processo.

Assim, Contabilidade é a aplicação prática dos conceitos aprendidos em Ciências Contábeis. Ou seja, é o trabalho de registrar, classificar e analisar as transações financeiras de uma empresa, preparar e revisar demonstrações financeiras, e fornecer orientação sobre questões fiscais e de finanças.

Então, pode-se dizer que Ciências Contábeis é a formação acadêmica que fornece aos estudantes uma ampla gama de conhecimentos e habilidades valiosas para a carreira, enquanto Contabilidade é a aplicação prática desses conhecimentos na vida profissional.