Entenda a diferença entre promoção e merchandising

A promoção e merchandising são duas estratégias fundamentais no campo do marketing, cada uma desempenhando um papel específico na maximização da visibilidade e no impulso das vendas de produtos ou serviços.

A promoção engloba uma variedade de a estratégias de marketing que visam aumentar a visibilidade, interesse e a produtividade nas vendas de produtos ou serviços, incluindo atividades como descontos, sorteios e campanhas publicitárias. O objetivo central da promoção é incentivar a compra, muitas vezes através da criação de um senso de urgência ou benefício imediato para o consumidor.

Por outro lado, o merchandising concentra-se na apresentação visual e na disposição estratégica relacionado à apresentação e promoção de produtos no ponto de venda. Ele tem o objetivo de atrair a atenção dos consumidores e influenciar suas decisões de compra no momento em que o cliente está na loja, envolvendo aspectos como layout de loja, destacando características específicas dos produtos, exposição de produtos e comunicação visual. Resumindo, embora a promoção seja mais abrangente e envolva diversas táticas para estimular as vendas, o merchandising é mais focado na apresentação física dos produtos no local de venda.

Veja agora as diferenças entre Entenda a diferença entre promoção e merchandising

• Quando usar?

A decisão de usar promoção e merchandising depende dos objetivos específicos de marketing, do produto ou serviço em questão, do público-alvo e das condições do mercado. Aqui estão algumas considerações sobre quando utilizar cada estratégia:

• Quando utilizar Promoção: