Entenda as principais diferenças entre alguns cursos de Engenharia

Você fica bem à vontade para lidar com números? Assim, aposto que já definiu que quer seguir a carreira de engenheiro, contudo ainda não sabe quais cursos de Engenharia quer fazer. Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes, devido à variedade de graduações nessa área.

As engenharias têm duração de 5 anos e, nos primeiros semestres, o aluno se depara com disciplinas mais gerais, como cálculo, matemática e física. Depois, o conteúdo se torna mais específico e prático, voltado para a graduação escolhida, o que vai proporcionar ao profissional trabalhar em segmentos diversos, como indústrias, meio ambiente, computação, construção civil etc.

Neste post, vamos ajudar você nessa escolha mostrando as diferenças entre os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção. Confira!

Engenharia Civil

Se você escolher cursar Engenharia Civil, vai trabalhar em todas as etapas de projetos (concepção, planejamento e gerenciamento) de obras — como edifícios, rodovias, pontes, residências, barragens, sistemas de drenagem, entre outros.

O engenheiro civil é o profissional que acompanha o andamento das obras, faz orçamentos, escolhe materiais, lidera equipes e ainda garante que tudo seja feito de acordo com a legislação do setor e padrões de qualidade.

Assim, na graduação ele estuda disciplinas mais específicas, como desenho técnico, projetos, topografia, ciências dos materiais e tratamento de resíduos.

Engenharia Elétrica

Os alunos que querem trabalhar na elaboração de projetos voltados para sistemas de geração e distribuição de energia elétrica vão se identificar com essa graduação.