Direito Desportivo: o que é e como se tornar um profissional da área?

Se o Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, sorte daquele que pode aliar paixão e profissão. Essa possibilidade se estende não somente aos jogadores, mas também aos profissionais do Direito Desportivo. No entanto, a atuação desse advogado vai além dos campos e abrange diferentes modalidades de esportes.

Mas, afinal, o que faz o profissional dessa área? É isso que você vai descobrir neste post. Prossiga com a leitura e entenda como é o ramo do Direito Desportivo, quais as atividades que o advogado desempenha e quais os passos necessários para construir carreira nesse meio.

O que é Direito Desportivo?

Trata-se da área do Direito que acompanha as relações envolvidas no mundo dos esportes, com base em normas que direcionam interesses jurídicos de diferentes naturezas: civis, fiscais, trabalhistas, comerciais etc.

O Direito Desportivo é voltado para diversas ações, que vão desde a defesa de atletas que se envolvem em conflitos dentro de campo até a representação de clubes e federações, assim como a mediação em grandes negociações.

Esse ramo do Direito, portanto, foi desenvolvido com o objetivo de garantir o respeito à Justiça Desportiva e o cumprimento de suas normas e regulamentos. O advogado que opta por essa carreira tem à sua frente um campo em expansão e encontra ótimas possibilidades de crescimento profissional.

Quais são as atribuições do profissional dessa área?

O advogado que atua no meio esportivo participa de trâmites judiciais e extrajudiciais. Fora dos tribunais, o profissional tem um papel importante na orientação de negociações entre clubes e atletas, o que inclui, por exemplo, análise dos vínculos trabalhistas e formulação de cláusulas contratuais.