Dr. Albino Moreira Torres: uma vida dedicada à Medicina e ao ensino na FOA/UniFOA

albino

Na essência da medicina, reside o compromisso inabalável de proteger e servir ao próximo, transcendendo barreiras de raça, classe e remuneração. Essa filosofia é eternizada no legado do Dr. Albino Moreira Torres, um dos médicos mais antigos na história da FOA/UniFOA, que faleceu aos 97 anos em 04/03/2024.

Nascido em 24 de maio de 1926, de origem portuguesa, o Dr. Albino dedicou sua vida à medicina, sendo um ícone na área de pediatria na região Sul Fluminense. Seu comprometimento ia além do consultório, estendendo-se à implementação da área de pediatria na Santa Casa de Barra Mansa, com foco prioritário na humanização do atendimento.

Com 53 anos de dedicação à FOA, o Dr. Albino deixou um legado marcado por conquistas, ensinamentos e realizações. Sua memória é preservada no Laboratório de Habilidades que leva seu nome no Centro de Ciências Biomédicas Alfredo Américo Silva, no prédio do curso de Medicina, no campus Três Poços.

Além de médico exemplar, o Dr. Albino foi um educador incansável, formando inúmeros profissionais ao longo de sua carreira. Seu lema, “Enquanto respirar, darei aulas”, ressoava em sua dedicação ao ensino. Em sala de aula, ele encontrava realização, esquecendo qualquer problema. Sua máxima de vida era simples e poderosa: “Fazer o bem, sem olhar a quem”.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, expressa profunda tristeza pelo falecimento do Dr. Albino. “É uma honra ter tido o Dr. Albino como professor e médico na região. Sua contribuição para a formação de profissionais de saúde e seu compromisso com a qualidade no atendimento são inestimáveis. Nossos sentimentos à família e a todos que tiveram a oportunidade de aprender e conviver com esse grande mestre”, ressalta Prado.