Editora FOA lança Roteiro de Habilidades Médicas de Pediatria

Desenvolvido por professores de Medicina, o Roteiro de Habilidades Médicas de Pediatria foi idealizado com o objetivo de auxiliar os acadêmicos do Curso de Medicina do UniFOA a desenvolverem suas habilidades médicas voltadas ao paciente pediátrico e adolescente, embasados em textos científicos e nas boas práticas do exercício da profissão. O roteiro apresenta checklists que auxiliam o aluno na realização das etapas e procedimentos do exame físico passo a passo.

“A ideia surgiu da necessidade de oferecer aos alunos um material que os orientassem sobre as habilidades na realização do exame físico e no cuidado ao paciente – neste caso, crianças e adolescentes – como sinais vitais (aferição de pressão arterial, utilização do termômetro, frequência cardíaca e respiratória); realização das medidas antropométricas; lavagem das mãos; utilização dos gráficos de crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor e utilização do vestuário, utilizando para esta habilidade um checklist” explica a professora Cláudia Utagawa.

A obra se destina a estudantes de Medicina e demais áreas de saúde e foi criada e desenvolvida por Cecília Pereira Silva, Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes, Claudia Yamada Utagawa, Clea Ribeiro Nunes do Vale, Luciano Rodrigues Costa e Ricardo Barbosa Pinheiro, todos pediatras e professores do Curso de Medicina do UniFOA.

Roteiro passo a passo das Habilidades
O estudante poderá treinar as competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências em ambiente real

Super detalhado, o livro tem grande relevância para os alunos, como afirma o professor Luciano Costa: “Com ele, o estudante poderá primeiro treinar essas competências nos manequins disponíveis no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina e, posteriormente, utilizar essas competências, que são fundamentais para a formação dos estudantes das áreas de saúde, no ambiente real. As habilidades contidas neste nele são imprescindíveis para a formação dos estudantes das áreas de saúde”. E completa: “O formato em checklist torna o manual útil para que os alunos possam realizar o treinamento e também se autoavaliar”.