Egressa de Publicidade e Propaganda lança filme no auditório do UniFOA

2

Louyse Gerardo, publicitária formada pelo UniFOA, lançou nesta quinta-feira (08) o filme “O Bloco da Latinha”, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.

O principal objetivo da exibição foi mostrar a aplicabilidade das técnicas de produção audiovisual utilizadas pelos profissionais de Publicidade em um documentário. “Trazer esta experiência pode acrescentar na vida dos alunos uma reflexão sobre o papel profissional que podem desempenhar, além daquelas que já são corriqueiras. A meta é formar novos produtores de documentários em nossa academia”, afirmou Louyse.

O filme apresenta valores como a amizade, companheirismo, responsabilidade social, busca pela tradição e produção de cultura. No roteiro, um bloco carnavalesco cujos integrantes – pescadores em sua maioria – saem às ruas vestidos com fantasias repletas de latas. Depois do desfile, as latinhas são doadas para cooperativas de lixo. “O filme retrata todo o processo de criação das fantasias, além de apresentar os desfiles que percorrem toda a cidade. Mas o bloco não se restringe à questão estética. Destaca-se pelo seu caráter sustentável. O desfile se trata de uma intervenção que estampa a nossa realidade enquanto sujeitos consumistas, levando-nos a refletir”, explicou a cineasta.

Doutoranda em Ciências da Comunicação, mestre em Comunicação, Arte e Cultura e pós-graduada em Discurso Fotográfico, Louyse falou sobre os bastidores da produção, os desafios de manter o projeto durante a pandemia e incentivou muito os alunos a fazerem produção desta maneira, como um documentário, com histórias únicas.

Leia também:  UniFOA recebe presidente das comissões da Verdade da Escravidão Negra e de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros

3

No final da transmissão, Louyse contou sobre alguns perrengues que passou, como ter apenas uma câmera, um tripé e ainda ter que percorrer a cidade inteira sozinha seguindo o “Bloco da Latinha”, no calor da Bahia, e que mesmo assim não desistiu da ideia. Um incentivo e tanto para os estudantes que estavam curiosos pra conhecer os detalhes da produção. A cineasta também incentivou os alunos a não terem vergonha e correr atrás do que desejam.

1 2

Lorena Jim Ferreira Santos, 21 anos, aluna do 3º ano de Publicidade e Propaganda, assistiu ao lançamento e lembrou que em 2020 Louyse palestrou no UniFOA, de forma online, e explicou sobre a produção do documentário: “É muito legal assistir alguns anos depois o resultado desse projeto. O filme é muito bonito e interessante, e é muito legal saber que uma egressa conseguiu conquistar um material de qualidade. Dá um gás para continuar estudando produção audiovisual e roteiro, algo que em Publicidade nós vemos com recorrência. Foi ótimo e agregou muito academicamente”, finalizou a estudante.