Estudantes de Design Desenvolvem Escala Cromática em Projeto

escala

A escala cromática de cores é uma representação sequencial das cores de forma contínua, abrangendo todas as variações de matizes entre as cores primárias e secundárias. Esse recurso apresenta-as de maneira linear ou gradual, permitindo visualizar as transições suaves entre tons adjacentes.

Na prática, essa ferramenta é essencial para criar paletas de cores, definir gradientes ou entender a interação entre diferentes tonalidades. Ela é fundamental em diversos campos, como design gráfico, pintura e fotografia, auxiliando na escolha e combinação de tons de forma harmoniosa.

Dentro desse contexto, os estudantes do 2º período do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) desenvolveram uma escala cromática durante as aulas da disciplina de Estética de Cor, ministrada pela professora Patrícia Rocha. Divididos em duplas, os alunos utilizaram esse material como base para a elaboração de marcas de um perfume feminino.

Os resultados desse trabalho serão apresentados em uma exposição no início de junho, no prédio 9 do campus Olezio Galotti, em Três Poços, como fechamento da atividade.

A partir da escala cromática, os discentes criaram uma paleta de cores para ser aplicada nas marcas do produto, desde a sua divulgação até a embalagem. A paleta é usada para transmitir uma ideia ao público-alvo, concretizando a identidade visual do produto.

Cada dupla escolheu duas cores complementares para desenvolver a marca do perfume. Essas cores, quando combinadas, criam um contraste intenso e se destacam. Diferentes combinações de tons evocam diferentes sensações no público. Por exemplo, verde e azul podem sugerir frescor e naturalidade, enquanto vermelho e amarelo evocam energia e excitação.

Leia também:  Enade: Cursos do UniFOA se destacam com melhores resultados no Sul Fluminense e no estado do Rio de Janeiro

A professora Patrícia Rocha explica que sempre busca transmitir os conhecimentos da disciplina de forma divertida e interativa, incentivando a participação ativa dos estudantes. “São vários tipos de escala que eles aprendem, uma delas foi a Escala Pantone. Nessa aula, vim com uma blusa de uma cor dessa escala e lancei o desafio para eles descobrirem, com a escala na mão, qual era o pantone da minha camisa. Foi uma aula muito animada e engajada”, relatou.

Patrícia também incentiva atividades oriundas dos próprios discentes, como a análise do humor da turma pela vestimenta. “Algumas vezes, peço para os alunos irem com a blusa da cor preferida para montarmos e analisarmos a paleta da turma naquele dia. Em seguida, elaboramos a psicodinâmica das cores para entender o humor da classe, compreendendo o que cada tom representa e qual mensagem está sendo transmitida.”

Ao longo das aulas, os acadêmicos aprendem na prática a porcentagem necessária de cada cor primária para produzir as cores secundárias, terciárias e as demais do círculo cromático, além de trabalharem com cores análogas e complementares. Esses conceitos são a base para a produção de um design harmonioso, seja em um cartaz ou na criação de uma marca.

Giovanna Silva, estudante do 2º período, expressou sua satisfação com a disciplina. “Eu gosto muito da disciplina pela conexão forte apresentada entre a prática da arte e o Design. As aulas são bem interativas e repletas de atividades, tanto na parte teórica quanto na prática. Dessa forma, é possível absorver os conhecimentos de maneira leve e divertida”, afirmou.