Estudantes de Jornalismo do UniFOA visitam sede do Voltaço

voltaço

Experiências práticas sempre contribuem para a expansão dos horizontes de aprendizado dos estudantes. Pensando em proporcionar uma vivência única, o curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), organizou uma visita técnica para alunos do 5º e 7º períodos à sede do Volta Redonda Futebol Clube (Voltaço), no bairro Conforto. A visita foi liderada pela coordenadora e professora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira e pelo professor e coordenador de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, e valeu como atividade prática da disciplina de Jornalismo Esportivo, oportunizando a todos o contato direto com os bastidores do dia a dia, além de conhecerem histórias e conquistas épicas do clube.

O grupo foi recebido por Flávio Horta Jr, vice-presidente da instituição, e Victor Mesquita, diretor social, que tiveram uma conversa aberta e esclarecedora sobre parte do planejamento e estratégias na área de comunicação do Voltaço.

A visita começou pela sala de troféus do ‘Esquadrão de Aço’, que inclui títulos das categorias profissionais e juniores. Todos viram de perto as maiores conquistas da história do clube, como a Taça Guanabara de 2005 e a Série D do Brasileirão 2016.

“Foi uma vivência interessante conhecer a sede do Volta Redonda. Ela se provou bastante proveitosa, podendo servir como uma ponte para os aqueles interessados a trabalhar com o clube ou com o jornalismo esportivo”, contou Arthur Moreira, estudante do 5º período de Jornalismo.

Leia também:  Inscrições para o 'Estude no UniFOA' seguem até 1º de agosto

Em sequência, os discentes conheceram a sala de fotografias memoráveis do esquadrão de aço, onde estão expostas fotos de títulos, vitórias e jogadores históricos que vestiram a camisa do Volta Redonda, como Túlio Maravilha, ídolo do Botafogo e atacante do Voltaço, entre os anos de 2004 e 2006. Angélica declarou que a visita foi enriquecedora para o aprendizado de todos, principalmente pelo fato de ter aproximado os estudantes com a prática, de fato, da disciplina:

“A visita técnica permite a experiência para além da teoria. Os jornalistas precisam e devem vivenciar a pauta, compreender o cenário dos fatos, enxergar o contexto. É por meio dessa reunião de possibilidades que seu trabalho se desenvolve. Permitir aos acadêmicos conhecer novos cenários faz deles mais curiosos e interessados e, por consequência, mais envolvidos com a prática”.

Depois, Flávio e Victor conversaram com cada um dos alunos sobre as principais demandas da área de comunicação e assessoria de um clube de futebol atualmente no Brasil. Eles esclareceram as dúvidas dos discentes, ampliando ainda mais o nível de conhecimento por meio de uma conversa clara e enriquecedora.

Para finalizar, os acadêmicos tiveram acesso à estrutura da sede, onde visitaram a academia, o refeitório, entre outras instalações do local. Douglas enfatizou a ocasião impar vivenciada pelos alunos, por ser um momento de muito aprendizado, compartilhamento de conhecimentos e perspectivas sobre a área esportiva na região:

Leia também:  Colégio Brasileiro de Cirurgiões Inicia Projeto Itinerante no UniFOA 

“Essa possibilidade coloca o estudante em contato direto com o mercado de trabalho da área esportiva. Todos eles puderam entender quais são as exigências atuais de um clube no setor de comunicação, principalmente quanto às habilidades a serem desenvolvidas por aqueles que desejam ingressar nesse setor”.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas