Estudar em faculdade particular: 4 mitos que você deve esquecer

Nos últimos anos, o desenvolvimento do campo educacional no Brasil proporcionou que muitas pessoas realizassem o sonho de se formar na graduação. Isso foi impulsionado, principalmente, pela educação privada. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre estudar em faculdade particular.

Muitas dessas dúvidas são baseadas em mitos e podem ser esclarecidas rapidamente com um pouco de pesquisa e informação. Então, que tal desmistificar alguns pontos e abrir sua mente para novas possibilidades de cursar o ensino superior? Confira nosso post!

1. Estudar em faculdade particular é mais fácil

Você provavelmente já ouviu alguém dizer essa frase. De fato, em alguns cursos vemos uma dificuldade maior em obter aprovação no vestibular em universidades públicas. Entretanto, em muitas faculdades particulares, também não é tão simples ser aprovado.

E, ainda que seja, isso não deve ser visto como uma desvantagem. Afinal, qual é a lógica de valorizar vestibulares difíceis se o objetivo de todos os participantes é conseguir começar sua faculdade e conquistar no futuro o tão sonhado diploma?

Conseguir entrar mais facilmente em uma faculdade não é sinal de que concluir o curso será fácil. Pelo contrário, o vestibular é o seu menor desafio. A luta de verdade começa com o início das aulas — e não espere que estudar em uma faculdade particular seja fácil. Você terá que acompanhar as matérias, fazer provas e entregar trabalhos como em qualquer outra instituição.

Leia também:  Burnout: Como reconhecer, prevenir e superar o esgotamento profissional

2. A formação não tem qualidade

Outro mito que acaba atrapalhando muitas pessoas de realizarem seu sonho é a ideia de que a formação em uma faculdade privada não tem a mesma qualidade de uma pública. Esse é um dos pensamentos mais errados, já que, hoje em dia, algumas instituições particulares têm melhor estrutura e recebem muito mais investimentos do que locais públicos.

Assim, muitas vezes o estudante encontra mais conforto, melhores professores e preparação mais eficiente para o mercado de trabalho em uma faculdade particular. Por isso, esqueça esse mito e avalie as instituições privadas — sem dúvida, você vai ter boas surpresas!

3. O mercado de trabalho tem preconceito com o diploma de faculdade particular

Esse é um mito que acompanhava quem escolhia fazer faculdade particular há muitos anos, quando o ensino superior privado começou a crescer. Na realidade, essa ideia teve muito mais relação com o medo da novidade do que, de fato, com falhas na qualidade dessas instituições.

A boa notícia é que o mercado evoluiu muito e, hoje em dia, não existem empresas com esse tipo de preconceito. Pelo contrário, muitos empregadores valorizam o diploma do ensino particular, pois sabem que faculdades desse campo geralmente têm mais integração com a prática profissional.

4. É muito difícil pagar as mensalidades

Agora, vamos comentar um mito que pode ter fundo de verdade, mas apenas para quem não conhece todas as possibilidades que o Brasil oferece para pessoas que desejam entrar no ensino superior. Realmente, pagar as mensalidades de uma faculdade nem sempre é simples.

Leia também:  Já pensou em fazer parte de um programa de extensão universitária?

Entretanto, existem diversas formas de facilitar isso. A primeira delas é obter bolsas e descontos. Para isso, você pode aproveitar tanto os programas do governo federal, quanto os da própria faculdade. Além disso, há opções de financiamento que garantem a você prazo para o pagamento das parcelas.

E, claro, quem sonha em se formar pode conseguir isso antes do que imagina, ao desenvolver uma organização financeira eficiente. Lembre-se de que a educação é o melhor investimento que você pode fazer, pois tem retorno certo. Depois de formado, você conseguirá melhores oportunidades de trabalho e maiores salários.

O que você achou desses 4 mitos sobre o ensino superior privado? Percebeu como estudar em faculdade particular é muito vantajoso quando esclarecemos esses questionamentos? Não deixe de aproveitar boas oportunidades por causa de preconceitos. Invista na sua carreira!

E então, quer se convencer ainda mais de que vale a pena se formar? Confira 4 áreas profissionais que oferecem os melhores empregos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas