9 opções de faculdade para quem gosta de desenhar

O período pré-vestibular costuma ser bem desgastante para os estudantes. Afinal, além de ser preciso revisar uma quantidade grande de conteúdos em pouco tempo, eles também devem escolher o curso que definirá, futuramente, a profissão que vão seguir. E, com tantas alternativas oferecidas pelas faculdades atualmente, essa decisão pode ser bem difícil!

Uma dica importante, nesse momento, é pensar nas suas habilidades e gostos, procurando o curso que mais se encaixe nesses pilares. Por exemplo, se você gosta de artes, uma boa ideia seria procurar por opções de faculdade para quem gosta de desenhar.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar 9 opções de cursos para quem tem esse perfil voltado para o desenho. Então, se esse for o seu caso, continue a leitura e saiba mais!

Por que escolher uma faculdade de acordo com os seus interesses?

Na hora de decidir qual carreira seguir, o ideal é procurar pelo equilíbrio entre os seus interesses e o mercado de trabalho. Assim, você terá mais chances de encontrar boas oportunidades profissionais e ter o tão planejado sucesso em sua carreira.

Para isso, não tem segredo ou fórmula mágica: basta analisar as suas habilidades e os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Procure saber se o mercado de trabalho está aquecido no que diz respeito àquelas áreas que você acredita serem compatíveis com o seu perfil, e veja se essa demanda continuará sendo necessária no futuro — ou se é apenas uma necessidade pontual da sociedade.

Tomando esses cuidados, você terá mais chances de fazer a escolha correta sobre o seu curso de Ensino Superior, assim como sobre a sua profissão e carreira.

Leia também:  Você sabe o que são palestras TED? Descubra e veja algumas para se inspirar

Quais são as principais opções de faculdade para quem gosta de desenhar?

Agora que você sabe a importância de considerar as suas habilidades na hora decidir qual curso fazer e pensar em um plano de carreira pessoal, chegou a vez de conhecer as principais opções de faculdade para quem gosta de desenhar. Confira!

1. Arquitetura

O arquiteto é o profissional responsável por criar projetos visando a funcionalidade, o conforto e a estética do ambiente. Para isso, ele precisa dominar as técnicas de desenho arquitetônico para registrar graficamente as nuances de cada estrutura planejada.

2. Desenho Industrial

O designer industrial precisa ter muita criatividade para cuidar dos aspectos estéticos e funcionais dos mais variados produtos. Ele também pode trabalhar na criação de protótipos, que vão desde os itens mais simples do nosso cotidiano até os mais complexos usados nas indústrias.

3. Artes Visuais

O curso de Artes Visuais aborda pintura, fotografia, escultura e outras formas de expressão artística. Por isso, esse profissional, após a graduação, poderá atuar no desenvolvimento de projetos, na produção artística e no setor acadêmico. Além disso, ele poderá trabalhar em museus, galerias de arte, escolas, ateliês etc.

4. Design Gráfico

Talvez uma das opções mais conhecidas desta lista, o profissional de design gráfico é o responsável pela criação de materiais visuais, como sites, panfletos, banners, anúncios, logotipos e campanhas. Por poder trabalhar em diferentes setores, ele normalmente encontra altas demandas em gráficas, editoras e veículos de comunicação.

Leia também:  8 dicas para você aliviar o estresse antes do vestibular

5. Design de Games

O curso de Design de Games forma profissionais capazes de trabalhar no desenvolvimento de jogos digitais, tanto para computadores como para consoles e dispositivos móveis. Para isso, o designer precisará ter conhecimentos de desenho — para a criação de cenários, personagens e toda a estética do game —, assim como sobre o mercado e o público-alvo que deseja atingir.

6. Design de Interiores

Especialista em criar projetos de espaços, mobiliários e objetos, o profissional de design de interiores tem o objetivo de tornar todo o ambiente mais funcional, priorizando a estética e a facilidade de uso para residências, comércios ou empresas.

7. Design de Produtos

O designer de produtos atua em projetos de desenvolvimento de bens de consumo, sendo responsável pela criação de embalagens e peças promocionais para a indústria ou o comércio. Dependendo do ramo de atuação, também pode ser o encarregado por aperfeiçoar o produto em relação à sua funcionalidade.

8. Web Designer

O web designer é o profissional responsável por cuidar do desenvolvimento de um site, desde a sua aparência até a funcionalidade. Ele também cuida do desenvolvimento de peças digitais, assim como da navegabilidade e interação com os usuários.

9. Design de Moda

O designer de moda é responsável por criar conceitos de roupas e atuar com a equipe de marketing para a divulgação das peças. Assim, ele poderá trabalhar na criação, no desenho, no desenvolvimento e na administração dos processos desse setor.

Como escolher uma faculdade de qualidade?

Até aqui, vimos quais são as principais opções de faculdade para quem gosta de desenhar. Porém, é preciso ter em mente que de nada adianta escolher o curso que mais combina com você, se a qualidade do ensino não for boa ou se a instituição escolhida não tiver reconhecimento no mercado.

Leia também:  Notas de corte do Enem para Medicina: entenda como funciona

Por isso, para que você não perca tempo, nem dinheiro, é fundamental pesquisar se o curso que você escolheu é reconhecido pelo MEC. Apenas dessa forma você vai ter a certeza de que o conteúdo transmitido será de qualidade e o seu diploma terá validade em todo o território nacional.

Depois, procure saber se os docentes são bem preparados e apresentam as capacitações necessárias, e se a faculdade conta com uma infraestrutura física e virtual de acordo com a proposta dos cursos ofertados. Dessa forma, você poderá ter a certeza de que ela realmente está engajada em oferecer a formação necessária para o desenvolvimento de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Como vimos, há várias opções de faculdade para quem gosta de desenhar, cada uma com suas particularidades e mercados de trabalho. Por isso, se você se encaixa nesse perfil desse estudante, analise com cuidado essas possibilidades e veja qual delas combina mais com os seus gostos, as suas habilidades e os seus objetivos.

Se você já tem uma decisão tomada sobre o curso que deseja fazer, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a dar os seus primeiros passos no Ensino Superior!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas