Fazer matrícula na faculdade: 4 motivos para não deixar para depois

Até pouco tempo atrás, ter um diploma da universidade era algo para poucos. Hoje em dia, porém, a situação é bem diferente. Enquanto o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente, o ensino superior também traz diferentes formas para que um número crescente de jovens possa fazer matrícula na faculdade.

Nesse contexto, ter um curso superior no currículo é um pré-requisito para entrar no mercado de trabalho com o pé-direito, e não mais um diferencial capaz de destacá-lo da concorrência.

Mas você ainda está em dúvida sobre começar ou não uma faculdade logo? Então, continue a leitura e entenda exatamente por que essa é a hora de você fazer matrícula na faculdade!

1. Preparação para o mercado de trabalho

É na faculdade que você recebe conhecimento, experiência e embasamento teórico de que precisa para entrar para o mercado de trabalho bem-preparado.

É claro que os estudos não terminam — pós-graduações, mestrados, doutorados e outros cursos são muito importantes ao longo de toda a sua carreira para você ir cada vez mais longe. Contudo, avançar na carreira só é possível se você se dedica desde o início e, para abrir as portas e conquistar seu primeiro emprego dentro da profissão escolhida, ter um diploma da faculdade é muito importante.

2. Descoberta das suas habilidades e aptidões

Muitos jovens adiam a entrada na faculdade porque ainda não têm certeza absoluta de qual profissão querem seguir. Pois saiba que é exatamente durante o curso superior que muitos alunos descobrem sua vocação!

Leia também:  Entenda o que é a divulgação científica e por que ela é necessária

Afinal, ao longo dos semestres, você terá contato próximo com diversas áreas de atuação dentro do curso escolhido, além de poder conversar e trocar ideias com profissionais, pesquisadores, professores, colegas etc.

Assim, vai descobrindo o que é mais atrativo, em quais cargos suas habilidades e interesses se encaixam melhor e, ainda, pode descobrir novas possibilidades para sua carreira.

3. Retorno e independência financeira

Ter um diploma da universidade abre as portas para melhores salários e cargos, o que acelera bastante a sua busca pela independência financeira e também o retorno dos investimentos feitos ao longo do curso. Isso sem falar em promoções destinadas exclusivamente a quem já concluiu a faculdade.

E você já pode começar a trabalhar na área — e a ganhar dinheiro — ainda enquanto universitário! Além de proporcionarem experiência e uma grana só sua, os estágios podem render uma oferta de emprego assim que você se formar.

4. Crescimento pessoal

Os anos na faculdade serão alguns dos melhores e mais gratificantes da sua vida. Você vai sair da sua zona de conforto e terá que se tornar mais responsável, autoconfiante e proativo.

É um período de mudanças intensas e frequentes no qual você vai aprender muito sobre si mesmo e sobre o que quer da vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. E os aprendizados do curso também vão além da sua carreira.

Trabalhar em grupo, organizar demandas e prazos e responsabilizar-se por projetos, além de ensinarem habilidades importantes para o mercado de trabalho, incentivam a tomada de decisão, a estratégia e a troca de ideias com outros estudantes. Assim, você aprimora a empatia e o respeito às diferenças e à diversidade.

Leia também:  Como identificar e resolver questões interdisciplinares nos vestibulares?

Viu só? Fazer matrícula na faculdade é uma decisão que fará toda a diferença na sua vida e na sua carreira. Então, não perca tempo!

Quer saber como podemos ajudar você? Entre em contato com o UniFOA agora mesmo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas