Graduação em administração: tudo o que você precisa saber

O momento de decidir qual curso superior fazer é um dos mais importantes da vida do estudante. Isso porque ele passará os próximos anos dedicando-se a essa área com o intuito de construir uma carreira bem-sucedida.

Dessa forma, mesmo quem já tem uma ideia do que deseja estudar precisa pesquisar bastante e entender a fundo a profissão considerada. Se você está pensando em fazer a graduação em Administração, não deixe de conferir este post! A seguir, apresentamos tudo o que é preciso saber sobre o curso antes de começar os estudos.

Continue a leitura e fique de olho nas características dessa formação, no perfil esperado do profissional, nas possibilidades de atuação e também na média salarial dessa carreira.

Curso superior em Administração

O curso superior de Administração tem como objetivo a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuam. É oferecido na modalidade bacharelado e tem 4 anos de duração. Em seguida, registrado no Conselho Regional de Administração de seu estado de atuação, receberá o título profissional de administrador.

Com o diploma e o registro, poderá atuar em organizações ou empresas públicas e privadas. Muitos se tornam consultores organizacionais, outros ingressam no magistério superior e alguns optam pelos concursos públicos.

Matérias na faculdade

É comum, no primeiro período, o aluno estudar matérias mais abrangentes e fundamentais para qualquer administrador. A princípio, ele terá disciplinas como Cálculo, Contabilidade, Estatística, Informática e matérias relacionadas à Gestão de empresas. Porém, ao longo da graduação, encontrará matérias mais específicas, como Empreendedorismo, Gestão em Marketing e até algumas disciplinas relacionadas ao curso de Direito.

Leia também:  Faculdade para empreendedores: veja os 4 cursos mais indicados

Características ideais para o profissional

Considerando o perfil desejado, o profissional que escolher a área de Administração precisa ter algumas qualidades consideradas essenciais, são elas:

• conhecimento aprofundado sobre a área e sobre o negócio em que atua;
  • planejamento e organização para conseguir fazer uma boa gestão;
  • raciocínio rápido;
  • boa comunicação;
  • liderança;
  • disposição para enfrentar desafios;
  • proatividade para antecipar soluções;
  • visão ampla e atualizada sobre negócios;
  • capacidade de avaliar oportunidades e de tomar decisões considerando os seus impactos.

Mercado de trabalho

Qualquer empresa precisa de um administrador, desde as pequenas até as multinacionais. Isso porque ele é um profissional-chave que vai lidar com a gestão de modo geral — finanças, recursos humanos, políticas internas e planejamento estratégico da organização.

Sem contar que há espaço para quem é da área também no setor público, ou seja, a pessoa que busca estabilidade na carreira e salários mais vantajosos pode fazer concurso para se dar bem em órgãos da administração municipal, estadual ou federal.

Como se vê, o mercado de trabalho para quem tem o diploma de Administração é bem amplo. Segundo um levantamento do Conselho Federal de Administração (CFA) — órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão — a empregabilidade voltada os bacharéis da área é de cerca de 75%.

Áreas de atuação

Por ser uma carreira bastante abrangente, o administrador pode atuar em inúmeros segmentos. Veja a seguir.

Recursos humanos

É possível atuar na gestão de pessoas, um segmento com boas oportunidades. Afinal, as organizações precisam de um profissional que fique responsável pelos recursos humanos, realizando as atividades burocráticas da área, como processos de admissão, demissão e folhas de pagamento, além de:

• processos de recrutamento e seleção;
  • elaboração de planos de carreira;
  • supervisão e organização de treinamentos;
  • análise de desempenho das equipes.