Conheça 4 opções de faculdade para quem gosta de História

Todo mundo tem as matérias de que gosta mais na escola, não é? Isso pode, inclusive, direcionar a escolha do curso superior. Por exemplo, dizemos que quem se dá bem com a língua portuguesa é de humanas, enquanto quem gosta de lidar com números é das exatas. Pensando assim, quais são as opções de faculdade para quem gosta de História?

Se você é do grupo que se interessa pelos fatos históricos ― do nosso país e da humanidade ― e se também curte séries e filmes ambientados em outras épocas, pode ficar motivado com os cursos que vamos listar neste post. A maioria das graduações que você vai ver não forma historiadores, mas traz em sua grade curricular disciplinas que abordam conteúdos de História de alguma forma.

Acompanhe, agora, 4 alternativas de faculdade para quem gosta da disciplina de História na escola!

1. Jornalismo

A bagagem cultural do jornalista é primordial para fortalecer sua habilidade de compreender os fatos, colocá-los em contexto e escrever novas histórias. Para isso, diferentes conteúdos são vistos ao longo do curso de Jornalismo, mas é nas disciplinas ligadas à História que muitas coisas se conectam, pois essa área reúne fatos que marcaram a sociedade e a humanidade ao longo do tempo. Afinal, muitos dos fatos históricos que contemplamos hoje um dia foram notícia.

Apesar de não estar exatamente ligado à história antiga da humanidade, o Jornalismo fornece ao aluno conhecimentos fundamentais acerca dos acontecimentos que fizeram parte das transformações sociais e culturais, até chegarmos ao contexto que vemos hoje.

O exercício diário do jornalista exige dinamismo, curiosidade e criatividade. Profissionais dessa área investigam, entrevistam, escrevem, editam e divulgam informações para o público. Podem, ainda, trabalhar de várias outras formas, assessorando a imprensa e fornecendo conteúdo informativo por meio de diferentes mídias.

Leia também:  Quantos tipos de médicos existem? Conheça 14 especializações em Medicina

As atividades profissionais ocorrem em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, produtoras e assessorias de imprensa. Hoje, o mercado está muito aquecido também — ou principalmente — na internet, que se tornou um amplo campo para divulgação de informações.

Se você quer seguir carreira em uma das várias áreas de atuação do Jornalismo, poderá trabalhar como redator, editor, repórter, assessor, pesquisador e até apresentador. As oportunidades são para profissionais contratados ou freelancers. Seja qual for a função e a mídia, sempre há demanda para produtores de conteúdo que apresentam domínio das técnicas de escrita, feeling investigativo e vontade de saber cada vez mais.

2. Direito

Todas as graduações podem ter alguma disciplina relacionada à História, pelo menos para trazer as teorias dos precursores. Alguns cursos, entretanto, têm um peso maior em suas origens, como o Direito, que vem se desenvolvendo desde a Grécia Antiga.

As leis que regem a sociedade foram evoluindo com o tempo, passando por diferentes eras da humanidade, até chegar ao nosso contexto atual. Hoje, estudar Direito requer o exercício de olhar para o passado para compreender como tudo começou, mas também relacionar a visão da justiça de séculos atrás com as necessidades da sociedade contemporânea.

Sendo assim, apesar de a História não fazer parte diretamente das atividades profissionais do advogado, é uma disciplina essencial para essa formação. Após formado, você poderá seguir uma das tantas áreas de atuação do Direito, trabalhando em escritórios de advocacia, ou prestar concursos para defensor público, procurador, promotor de justiça, juiz e até fazer parte de ministérios do governo.

Leia também:  5 dicas de como evitar procrastinação nos estudos

3. Filosofia

O pensamento evolui da mesma forma que as leis, as construções, o comportamento social e outros aspectos da humanidade. A Filosofia tem participação fundamental nisso, pois confere ao ser humano o senso crítico, a arte de questionar as próprias ideias e os conceitos que já foram estabelecidos por outros.

No curso de Filosofia, é possível buscar um fio de pensamento, passar por séculos e séculos de História da humanidade, e continuar puxando. Até onde podemos chegar questionando o porquê das coisas? Parece um desenrolar sem fim, não é mesmo?

A Filosofia não existe sem História, e muitas outras ciências — Direito, Psicologia, Medicina etc. — têm uma base forte na Filosofia. Tudo o que vivemos hoje é fruto do que foi pensado em outras épocas.

Sem dúvidas, essa é uma das faculdades para quem gosta de História e das ciências humanas, de modo geral. E não se engane ao acreditar que os filósofos vivem com “a cabeça nas nuvens”, apenas divagando. Eles construíram os pilares das profissões atuais, graças ao seu perfil questionador e investigador, com um olhar crítico e não satisfeitos com as “verdades” que foram impostas por outros.

Quem se forma em Filosofia pode: lecionar essa disciplina no ensino médio e superior; trabalhar no mercado editorial; assessorar eventos culturais; ser colunista e crítico em veículos de comunicação; atuar como pesquisador nas áreas de ética, política e epistemologia; entre outras opções profissionais.

4. História

Qual seria a principal faculdade para quem gosta de História do que a própria graduação em História, não é mesmo? O curso é destinado às pessoas que realmente querem ser historiadoras ou lecionar essa disciplina.

Leia também:  O que é a nota mínima no Enem? Descubra agora!

Do começo ao fim da graduação, o aluno tem contato com os fatos que marcaram a evolução da humanidade, nos aspectos social, cultural, econômico, político e religioso. Todas essas questões são pilares do desenvolvimento humano coletivo.

Os conhecimentos acerca da história da humanidade foram construídos a partir da investigação de documentos (manuscritos ou impressos), gravações, esculturas e diversos outros tipos de arte que serviram para registrar o que ocorria naquela época — desde as pinturas rupestres nas cavernas. É incrível pensar que o ser humano e a vida em sociedade passaram por tantas transformações, não é?

O profissional formado em História pode receber o diploma de licenciatura e bacharelado, o que o habilita para dar aulas no ensino fundamental e médio, além de seguir carreira como pesquisador e docente no ensino superior.

No mercado de trabalho, o bacharel em História pode trabalhar em museus e arquivos históricos — como contratado, prestador de serviços ou concursado —, além de dar consultoria a editoras, eventos culturais e produção de novelas, filmes e séries ambientadas em épocas passadas.

Você viu 4 opções interessantes de faculdade para quem gosta de História. Então, se uma delas chamou sua atenção e acha que vai se dar bem tanto na graduação quanto no exercício da profissão, já é uma alternativa importante para adicionar à sua lista de possibilidades de curso superior. A partir disso, só falta escolher uma instituição de qualidade.

Agora, entre em contato com o UniFOA e dê o primeiro passo para uma carreira bem-sucedida!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas