Conheça 4 opções de faculdade para quem gosta de História

Todo mundo tem as matérias de que gosta mais na escola, não é? Isso pode, inclusive, direcionar a escolha do curso superior. Por exemplo, dizemos que quem se dá bem com a língua portuguesa é de humanas, enquanto quem gosta de lidar com números é das exatas. Pensando assim, quais são as opções de faculdade para quem gosta de História?

Se você é do grupo que se interessa pelos fatos históricos ― do nosso país e da humanidade ― e se também curte séries e filmes ambientados em outras épocas, pode ficar motivado com os cursos que vamos listar neste post. A maioria das graduações que você vai ver não forma historiadores, mas traz em sua grade curricular disciplinas que abordam conteúdos de História de alguma forma.

Acompanhe, agora, 4 alternativas de faculdade para quem gosta da disciplina de História na escola!

1. Jornalismo

A bagagem cultural do jornalista é primordial para fortalecer sua habilidade de compreender os fatos, colocá-los em contexto e escrever novas histórias. Para isso, diferentes conteúdos são vistos ao longo do curso de Jornalismo, mas é nas disciplinas ligadas à História que muitas coisas se conectam, pois essa área reúne fatos que marcaram a sociedade e a humanidade ao longo do tempo. Afinal, muitos dos fatos históricos que contemplamos hoje um dia foram notícia.

Apesar de não estar exatamente ligado à história antiga da humanidade, o Jornalismo fornece ao aluno conhecimentos fundamentais acerca dos acontecimentos que fizeram parte das transformações sociais e culturais, até chegarmos ao contexto que vemos hoje.

O exercício diário do jornalista exige dinamismo, curiosidade e criatividade. Profissionais dessa área investigam, entrevistam, escrevem, editam e divulgam informações para o público. Podem, ainda, trabalhar de várias outras formas, assessorando a imprensa e fornecendo conteúdo informativo por meio de diferentes mídias.

Leia também:  Oportunidade: Interessados em conhecer curso de Jornalismo do UniFOA poderão participar de aulas experimentais gratuitas

As atividades profissionais ocorrem em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, produtoras e assessorias de imprensa. Hoje, o mercado está muito aquecido também — ou principalmente — na internet, que se tornou um amplo campo para divulgação de informações.

Se você quer seguir carreira em uma das várias áreas de atuação do Jornalismo, poderá trabalhar como redator, editor, repórter, assessor, pesquisador e até apresentador. As oportunidades são para profissionais contratados ou freelancers. Seja qual for a função e a mídia, sempre há demanda para produtores de conteúdo que apresentam domínio das técnicas de escrita, feeling investigativo e vontade de saber cada vez mais.

2. Direito

Todas as graduações podem ter alguma disciplina relacionada à História, pelo menos para trazer as teorias dos precursores. Alguns cursos, entretanto, têm um peso maior em suas origens, como o Direito, que vem se desenvolvendo desde a Grécia Antiga.

As leis que regem a sociedade foram evoluindo com o tempo, passando por diferentes eras da humanidade, até chegar ao nosso contexto atual. Hoje, estudar Direito requer o exercício de olhar para o passado para compreender como tudo começou, mas também relacionar a visão da justiça de séculos atrás com as necessidades da sociedade contemporânea.

Sendo assim, apesar de a História não fazer parte diretamente das atividades profissionais do advogado, é uma disciplina essencial para essa formação. Após formado, você poderá seguir uma das tantas áreas de atuação do Direito, trabalhando em escritórios de advocacia, ou prestar concursos para defensor público, procurador, promotor de justiça, juiz e até fazer parte de ministérios do governo.