Graduação em enfermagem: quais as oportunidades do mercado?

Gostar de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, ser paciente e dedicado são características essenciais para quem escolhe exercer a profissão de enfermeiro.

Se você optou por essa carreira, provavelmente já sabe que ela também exige muita responsabilidade e disposição para encarar casos complexos e plantões extensos, mas é, ao mesmo tempo, muito recompensadora, dando a oportunidade de ajudar outras pessoas e salvar vidas todos os dias.

E com o aumento da procura por profissionais da saúde em todas as regiões do Brasil, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável e com diversas oportunidades. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre algumas possibilidades de atuação para você que escolheu a graduação em enfermagem. Confira!

Hospitais públicos e particulares

Vamos começar falando sobre um dos principais ambientes de trabalho para os enfermeiros: as unidades hospitalares. Lá, você terá a oportunidade de ingressar em equipes médicas, participar ativamente de diferentes procedimentos e investir em especializações como cardiologia, pediatria, geriatria, emergência ou UTI.

Além disso, você ainda poderá optar pela área administrativa e atuar como gestor de qualidade, planejando e avaliando a assistência prestada aos pacientes, ou como gestor de projetos, gerenciando as atividades promovidas pelo hospital, bem como os recursos aplicados e os profissionais envolvidos.

Área acadêmica

Ao optar pela carreira educacional, você poderá ministrar aulas práticas e teóricas em cursos técnicos e escolas profissionalizantes para a formação de auxiliares de enfermagem.