Liderança e Protagonismo: UniFOA reúne representantes de turma para encontro inspirador

liderança

Representantes de turma dos cursos da instituição se reuniram para discutir os aspectos sobre a liderança acadêmica, que serviu como ponto de partida para o “Curso de Liderança e Protagonismo”, idealizado pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A atividade, realizada no AudiSmart do Campus Olezio Galloti, em Três Poços, foi comandada pela professora Maria das Graças e os psicopedagogos Lucas Lima, Adriana Martins, Vânia Ananias e Aline Rebouças com o objetivo de esclarecer as principais funções de um representante de turma como um líder, além de encorajá-los a enfrentar os principais obstáculos desse desafio.

O encontro foi apenas o primeiro da iniciativa, que continuará de forma remota até a 2ª quinzena de abril, via Microsoft Teams, para disponibilizar artigos e atividades sobre as diferentes formas de exercer o papel de protagonista no processo de liderança. Após esse período, os representantes se reunirão para um novo encontro, no final do próximo mês, para refletirem acerca dos aprendizados adquiridos no curso.

Antes do debate, os organizadores promoveram momentos de descontração entre os representantes para maximizar o entrosamento entre todos, por meio da interação. Após ‘quebrar o gelo’, eles conscientizaram os estudantes sobre os princípios do UniFOA, que giram em torno da missão de formar protagonistas durante todo o processo de capacitação de agentes transformadores da sociedade; da visão necessária para a instituição ser uma referência educacional na criação de novas ideias, soluções e experiência centradas no bem estar humano, além dos valores centrados na inovação, compromisso social e socioambiental, em diversidade alinhada à empatia e ética da instituição.

Leia também:  Alunos de Engenharia participam de evento de Automação Inteligente, em Manaus

Todos esses atributos foram tratados como competências primordiais na jornada de um líder, seja qual for o tipo de liderança, profissional ou acadêmica. Ter empatia com atitudes básicas como escutar, absorver e entender as reivindicações da turma foi discutido como um dos caminhos primários para ser representante de classe respeitado por toda a turma.

Os estudantes também compartilharam suas experiências que vivenciaram sendo representantes, como maneira de inspirar todos com diferentes visões e perspectivas de um líder:

“Sinto que minha maior dificuldade é fazer com que as ideias se alinhem em uma direção convergente para todos da turma. Vejo esses encontros como ótimas oportunidades para o compartilhamento de diferentes pensamentos entre nós, representantes de turma, além do conhecimento de novos caminhos sugeridos pelos organizadores do CAIP”, relatou Pedro Reis, representante do 1º período do curso de Enfermagem.

De modo geral, a iniciativa encorajou os discentes a expressarem seus medos, receios e suas principais dificuldades que os desafiam ao longo da trajetória como líderes. Em uma dinâmica acolhedora, todos eles foram direcionados para os melhores caminhos que sustentam a figura de um representante, e fazem dele o exemplo para seu respectivo grupo:

“A liderança pode ser desenvolvida pela prática de habilidades e competências, primordialmente a partir do uso do autoconhecimento, para assim lidar com as demandas dos demais colegas de turma, desde que influencie diretamente na turma toda. Além da empatia e saber escutar os companheiros de classe, é necessário uma boa comunicação assertiva e saber lidar com a própria inteligência emocional, para exercer a liderança por meio protagonismo de forma efetiva”, destacou Vânia Ananias, reforçando a maneira de como o encontro visou atingir a perspectiva de cada representante na trajetória de liderança.

Leia também:  Estudante do UniFOA participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente