Ciclo do conhecimento: três egressos do UniFOA palestram na 25ª Semana Jurídica 

A 25ªSemana Jurídica do curso de Direito, realizada entre os últimos dias 13 e 17, foi muito disputada entre os discentes e docentes, trazendo um feito inédito, pois entre os ilustres palestrantes convidados, três são egressos da instituição e generosamente compartilharam os conhecimentos adquiridos em suas carreiras com os futuros profissionais, formando um ciclo de conhecimento. Mais de 80% dos estudantes participaram ativamente das palestras. 

O professor e coordenador do curso, Alan Pançardes, garantiu que o evento superou as expectativas e cumpriu o objetivo de proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos interdisciplinares, estimulando a interação e ampliando o conhecimento, além de levar inovações jurídicas e acadêmicas e, principalmente, a prática do Direito.  

“A 25ª Semana Jurídica foi um sucesso, com 16 temas abordados, sendo que os três dias centrais (terça, quarta e quinta) foram reservados para assuntos específicos e para a prática do Direito. As pautas trabalhadas na abertura e fechamento do evento foram bem atuais, críticas e relevantes para o pensar do Direito, como Tráfico Internacional de Drogas e suas Soluções, Institucionalização de Crianças e Adolescentes e Mediação Penal como meio de Ressocialização do Preso. Vieram convidados renomados, além de três egressos, trazendo a contribuição depois de formados”, salientou.  

  

Egressos debatem assuntos contemporâneos no Direito 

Além de debater sobre o que há de mais novo na área do Direito, os palestrantes trouxeram aos estudantes reflexões importantes e de vanguarda no mundo jurídico, com os temas e legislação atuais, como é o caso das vantagens estratégicas para uma empresa registar a sua marca; a rapidez e os benefícios do inventário extrajudicial; a invisibilidade do trabalho do cuidado como um mecanismo de opressão às mulheres, e ainda os desafios das novas configurações familiares, com mudanças na legislação. 

Leia também:  Aulas presenciais são retomadas no UniFOA

Para o advogado imobiliário Pedro Schetine, a palestra ‘Destravando seu processo com inventário extrajudicial’, desmitificou esse procedimento (feito em cartório), com detalhes técnicos, com destaque na velocidade do trâmite do processo, pois pode ser concluído em poucos meses, enquanto que o inventário judicial geralmente é bem mais lento. Como egresso do UniFOA, participou de muitas semanas jurídicas e já é a segunda que atua como palestrante.   

“A Semana Jurídica é muito mais que uma semana para ganhar horas complementares (que são importantes), pois os alunos têm oportunidade de contato com profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito e podem aprender, desde a graduação, sobre questões práticas enfrentadas no dia a dia pelos operadores do Direito. Me formei em 2011, tenho duas pós-graduações e atualmente fundei um escritório de advocacia, sou professor e palestrante”, contou.   

A advogada e Procuradora Legislativa da Câmara Municipal de Barra Mansa, Lívia França Silva Leon, explicou que a sua palestra ‘Registro de Marca e as Oportunidades de Mercado’ apresentou uma compreensão geral do processo de registro de marcas e suas vantagens, além das oportunidades de mercado que podem surgir através do registro de marca para o profissional com conhecimento jurídico.  

“A Semana Jurídica oferece uma visão prática e atualizada do mercado, além de inspirar os futuros advogados a seguirem suas carreiras com mais segurança e conhecimento. Formei em 2009 e é gratificante retornar à instituição para compartilhar a minha trajetória e o conhecimento com os alunos. Lembro de amar assistir às palestras jurídicas, fundamentais para ampliar a visão sobre o Direito, motivando a seguir minha carreira com paixão. Poder retribuir, agora, é um privilégio e uma responsabilidade que abraço com muita felicidade”, disse. 

Leia também:  Design promove semana acadêmica no UniFOA

A advogada especialista em Direito da Família e Direitos Humanos, Isabelle Maria Patitucci de Azevedo, ministrou duas palestras durante o evento. O tema ‘A invisibilidade do trabalho do cuidado enquanto mecanismo de opressão às mulheres’, mostra que o trabalho do cuidado recai de forma compulsória para as mulheres, assunto que faz parte do seu doutorado. A outra palestra mostrou os desafios das configurações familiares, como as comunidades poliafetivas e os trisais, com importantes mudanças na legislação.  

“Me formei em 2015 e foi uma felicidade muito grande voltar como profissional, pois participei da 9ª Semana Jurídica do Direito como aluna e agora estou na 25ª como palestrante. Como sou professora, acho essa troca com os alunos muito preciosa e algo que eu vou levar para minha vida toda. Sou muito grata por ter me formado no UniFOA e falo com muito orgulho. Atualmente faço o doutorado em Sociologia em Direito, após concluir o Mestrado em Direito Constitucional, pela Universidade Federal Fluminense (UFF)”, salientou. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas