25ª Semana Jurídica do UniFOA debate Direito Contemporâneo 

semana jurídica

A 25ª Semana Jurídica do Direito, que este ano debate o tema ‘Aplicações Práticas do Direito Contemporâneo’, foi aberta oficialmente nessa segunda-feira, dia 13, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento tradicional do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), acontece até a próxima sexta-feira, dia 17, tem como objetivo proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos interdisciplinares, estimulando a interação e ampliando o conhecimento, bem como trazer as inovações jurídicas e acadêmicas e, principalmente, a prática do Direito. 

De acordo com o coordenador do curso, professor Alan Pançardes, o aluno vivencia a teoria e a prática em sala de aula, mas durante a Semana Jurídica poderá ficar por dentro do que tem de mais novo na prática do Direito e das renovações e discussões do mundo jurídico, onde são trazidos temas atuais que merecem reflexões, sendo apresentados e discutidos junto aos estudantes. Eles terão acesso direto da fonte a esses conhecimentos, como é o caso da palestra de abertura sobre o Tráfico Internacional de Drogas, através de um delegado da Polícia Federal e um advogado criminalista. 

A abertura da 25ª edição da Semana Jurídica foi feita pelo advogado e coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, que representou o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado e a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira.

“Este evento abre espaço para debate, reflexão e formação de pensamento crítico a respeito das transformações que o nosso curso acaba passando, pois o Direito é muito dinâmico e vem se alterando rapidamente por influência da tecnologia ou de outras demandas sociais. Então é bom que o aluno tenha espaço nesse período para aprender, propor novos debates e se atualizar. A Semana Jurídica pode ser usada para refletir, ter discernimento, pensamento crítico, não ser levado ou manipulado”, disse Dario. 

A palestra de abertura foi sobre o “Tráfico Internacional de Drogas”, explanado pelo advogado e professor do curso de Direito do UniFOA, Marcelo Shad, e pelo advogado e delegado da Polícia Federal, Marcelo Daemon. Os palestrantes exploraram o tema através de tópicos, mostrando com abrangência o que ocorre atualmente em relação ao tráfico internacional de drogas, como afeta o nosso país, passando pela área jurídica e mostrando os caminhos que podem ser tomados, num panorama bem real. 

Leia também:  Estudantes de Medicina são recebidos com seminário de apresentação do curso

 

Palestras, cursos e práticas na Semana Jurídica 

O coordenador Alan Pançardes afirmou que a 25ª Semana Jurídica deve ser bem aproveitada pelos alunos, pois foi elaborada e programada para trazer a prática do Direito daquilo que acontece de forma real.  

“Estão programadas palestras sobre temas bem diversificados, com 16 assuntos diferentes. Os alunos vão poder transitar na área de maior interesse – de registro de marcas a inventário extrajudicial, passando pelo inquérito policial e como transformar os seguidores em clientes, entre outros. A temática variada atende bastante ao aluno, que poderá se aprofundar seja no Direito, na prática do Direito ou na parte comercial do Direito, abrangendo todas as áreas necessárias à profissão e principalmente voltada à prática”, explicou Alan. 

Ainda de acordo com Alan Pançardes, a Semana Jurídica é uma das ações de fomento à qualificação dos alunos e formação continuada aos egressos. Várias pesquisas do curso nascem das experiências vivenciadas nessa oportunidade, justamente por apresentar diversas formas de visão e um convite aos questionamentos, fomentando uma discussão qualificada. 

“Os nossos palestrantes estão aqui doando não só o conhecimento, mas também o tempo deles, pois não recebem nada para estarem aqui e colaboram para a formação e aprendizado dos estudantes do UniFOA. Espero que todos aproveitem bem a Semana Jurídica, para se atualizar, discutir os temas, saírem da caixinha e formarem opinião. Todo o evento foi planejado com o corpo de professores e sempre buscando o melhor para os estudantes”, finalizou. 

Para a aluna do 10º período do curso de Direito, Bruna Portugal, que inclusive já foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), “o evento é de extrema importância e tem muito a acrescentar aos estudantes, porque tem palestrantes de fora e podem nos mostrar mais a prática, além de ajudar a escolher a área de atuação”, garantiu.

Leia também:  Roda de Conversa aborda Diversidade de Gênero, Sexualidade e Envelhecimento no Campus Aterrado

Conheça a programação completa da 25ª Semana Jurídica: 

Dia 14 de maio (terça-feira), às 19h  

Palestra: ‘Destravando seu processo com inventário extrajudicial’, com Pedro Henrique Calmeto Schetine, advogado imobiliário, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil em Direito Público, professor de Direito Civil e Processual Civil, Prática de Direito Imobiliário. Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. 

Palestra: ‘O valor da sua imagem’, com Joana Carolina Brizola Santos, consultora de imagem e publicitária. Palestrante e mentora, com mais de 45 cursos e já atendeu mais de 1,5 mil clientes pelo Brasil e mundo. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti.  

Palestra: ‘Inquérito policial na prática’, com Erika Julio Batitucci, mestre em Direito e delegada de polícia. Local: Tribunal do Júri.  

Palestra: ‘Registro de Marcas e Oportunidades de Mercado’, com Lívia França Silva Leon, procuradora legislativa na Câmara Municipal de Barra Mansa, advogada especialista em Direito Público e em Gestão de Inovação, com atuação voltada para Propriedade Intelectual, especialmente Direito Marcário. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti. 

Dia 15 de maio (quarta-feira), às 19h 

Palestra: ‘O impacto da imagem pessoal no ambiente de trabalho’, por Cristiane Meira, consultora de imagem e estilo desde 2020, formada pela Dress Code e Centro Europeu, com mais de 500 atendimentos. Membro da Associação Internacional de Consultores de Imagens (AICI). Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti. 

Palestra: ‘Como transformar seguidores em clientes’, com Joana Carolina Brizola Santos. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti.   

Palestra: A invisibilidade do trabalho do cuidado enquanto mecanismo de opressão às mulheres’, com Isabelle Maria Patitucci de Azevedo, doutoranda em Sociologia e Direito, e mestra em Direito Constitucional. Advogada especialista em Direito da Família e Direitos Humanos; professora universitária em diversos temas, principalmente em Ciência Política e Direito Constitucional. Local: Tribunal do Júri.    

Leia também:  FOA/UniFOA e VS Engenharia debatem parceria para geração de empregos na região

Palestra: ‘Exame da Ordem: conhecer para conquistar’, com Carlos José Pacheco, professor e mestre do Direito do UniFOA. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti. 

Dia 16 de maio (quinta-feira), às 19h 

Palestra: ‘As diversas configurações familiares e seus (des) amparo legal’, com Izabelle Maria Petitucci de Azevedo. Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti.  

Palestra: ‘Contencioso e consultivo estratégico: como é a prática jurídica dos escritórios de advocacia mais respeitados’, com Mario Luiz Morris Ribeiro Reis, advogado especialista em Direito Público e regulatório; atuou como procurador geral do município de Barra do Piraí; assessor da presidência do DOTCE-RJ. Doutorando em políticas públicas e mestre em justiça administrativa. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti. 

Palestra: ‘Cine Debate’, com Alexandre Miguel França, professor doutor do curso de Direito do UniFOA. Local: Tribunal do Júri.  

Palestra: ‘Exame da Ordem: conhecer para conquistar’, com Carlos José Pacheco, professor e mestre do Direito do UniFOA. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti. 

Dia 17 de maio (sexta-feira), às 19h 

Palestra: ‘Institucionalização da criança e adolescente e direito à convivência familiar’, com Sávio Bittencourt, procurador de Justiça de infância e juventude; pós-doutorado em Direitos Humanos (Coimbra), doutor em ciência; mestre em Direito da Criança, da Família e das Sucessões; mestre em História; graduado em Direito e em Filosofia, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ). Local: Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti.  

Palestra: ‘Mediação penal e penitenciária – o direito internacional e os reflexos no direito brasileiro’, com Ariane Trevisan Fiori, assessora criminal; professora da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e do mestrado e doutorado da Universidade Estácio de Sá. Local: Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas