Mais de 1.100 pessoas são atendidas pelo UniFOA no Conexão Mega Cidadania

IMG 8157

A primeira edição do Conexão Mega Cidadania, no último sábado (5), foi um sucesso de acolhimento à população de Volta Redonda. Milhares de atendimentos de saúde, orientações e ações de cidadania foram realizados pelo UniFOA, Prefeitura de Volta Redonda e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, na Praça Brasil – Vila Santa Cecília, ao longo do dia.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Extensão, mais de 1.100 cidadãos foram atendidos pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Nessa iniciativa, participaram alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, com tipagem sanguínea e orientações sobre acidentes com animais peçonhentos; Design, com confecção e impressão de cartão de visita; Educação Física, com jogos de vertigem e avaliação física; Enfermagem, com educação sobre saúde do homem e da mulher; Medicina, com aferição de pressão; Nutrição, com orientação alimentar e avaliação nutricional; Odontologia, com escovação infantil supervisionada; e Serviço Social, com quiz da cidadania e direitos humanos; além do Escritório da Cidadania, com orientações jurídicas, e PET-Saúde, com quiz de educação em saúde.

“É uma grande alegria a gente poder unir forças com os governos estadual e municipal. Principalmente no sentido de acolher a comunidade, de promover uma ação social. Nós já temos o nosso evento, o UniFOA + Social, assim como a prefeitura e o estado também têm suas iniciativas. E agora fizemos uma conexão que ampliou esse atendimento, com todo aporte. As equipes se uniram e saiu esse belo evento, que a gente organizou com muita satisfação para toda a população de Volta Redonda e região”, ressaltou o presidente da FOA, Eduardo Prado.

Em conjunto com o INSS, também foram oferecidas orientações e informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria, pensão por morte, LOAS/BPC e auxílio-doença.

Junto com o presidente da FOA, o prefeito Neto esteve no Conexão Mega Cidadania, pela manhã, acompanhado também pelo deputado estadual Munir Neto. Entre os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado, a comunidade foi beneficiada pelo projeto social ‘RJ para Todos’, promovendo acesso aos direitos como documentação básica, reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social; Detran; Fundação Leão XIII; Água (Cedae); e a Carreta do Trabalhador, para requerimento de seguro-desemprego, confecção da Carteira de Trabalho Digital, divulgação de vagas de emprego e inscrição de cursos.

Houve, ainda, cortes de cabelo gratuito; emissão de gratuidade para RG; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica, artes marciais e esportes; doação de mudas; brinquedolândia, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé, além de atrações culturais ao longo de todo o sábado.

“Ver tanta gente participando desse evento confirma a importância de levar o serviço público para mais perto da população. Aqui na Praça Brasil conseguimos mostrar o que ofertamos em diversas secretarias num só lugar. O evento dá informação e traz as pessoas para a nossa rede de serviços”, falou o prefeito Antonio Francisco Neto, que ressaltou que a parceria com o Governo do Estado e o UniFOA foram fundamentais para o sucesso do evento, ampliando a oferta de serviços.

O deputado estadual Munir Neto, que intermediou a vinda dos serviços do Governo do Estado para o Conexão Mega Cidadania também comemorou o sucesso de público do evento. O Detran, a Fundação Leão XIII, o Procon e a Carreta do Trabalhador juntos atenderam mais de 2.000 pessoas.

“O Governo do Estado trouxe para a Praça Brasil o projeto social ‘RJ para todos’, promovendo acesso gratuito à documentação básica e outros serviços; e ainda atendimento do Detran; Fundação Leão XIII; os aguadeiros da Cedae; e a Carreta do Trabalhador, que atraíram muita gente, reforçando a necessidade de ações como esta”, falou Munir, que agradeceu a receptividade dos secretários de Estado de Governo, Bernardo Rossi, e de Trabalho e Renda, Kelly Mattos; e a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Martins Calaça.

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ