Conexão Mega Cidadania acontece neste sábado, dia 5, na Praça Brasil

THUMB 13 1

No próximo sábado, dia 5, a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, receberá o Conexão Mega Cidadania. O evento, promovido pelo UniFOA, a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, acontecerá das 9h às 16 horas, com serviços totalmente gratuitos à população.

Essa será a primeira edição dessa ação social, que tem o objetivo de concentrar os principais atendimentos de cidadania, orientações jurídicas e de saúde, auxílio ao trabalhador, além de atividades esportivas, recreativas e programação cultural.

“Essa ação social em agosto é muito significativa para a FOA e o UniFOA.  No ano passado, fizemos o UniFOA + Social, em homenagem ao legado do ex-presidente Dauro Aragão, que era uma pessoa que tinha um olhar especial para ajudar as pessoas”, explica o presidente da FOA, Eduardo Prado.

Baseado nessa atuação de Dauro, foi criado no calendário institucional que em agosto – mês de aniversário dele – sempre haverá um evento especial, com promoção de serviços sociais e atividades gratuitas para a população.

“O ‘Conexão Mega Cidadania’, junto com a prefeitura e o Governo do Estado, será uma oportunidade ainda maior de levar o nosso DNA, por meio da prática de nossos alunos e professores, à toda comunidade de Volta Redonda”, ressalta o presidente da FOA.

Serviços que serão oferecidos pelo UniFOA, com participação de alunos e professores:

Ciências Biológicas – Tipagem sanguínea e informações sobre acidentes com animais peçonhentos

Design – Confecção e impressão de cartão de visitas

Educação Física – Jogos de vertigem e avaliação física

Enfermagem – Educação para saúde do homem e da mulher

Escritório da Cidadania – Orientações jurídicas

Medicina – Aferição de pressão arterial

Nutrição – Avaliação nutricional e orientação alimentar

Odontologia – Escovação infantil supervisionada

PET Saúde – Quiz de educação em saúde

Serviço Social – Quiz da cidadania e direitos humanos com brindes

FOA/UniFOA em conjunto com o INSS: orientações e informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria, pensão por morte, LOAS / BPC e auxílio-doença.

Prefeitura e Governo do Estado

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que o “Conexão Mega Cidadania” é uma oportunidade para a população se beneficiar de vários serviços e atividades.

“A prefeitura, UniFOA e o Governo do Estado têm muitos objetivos em comum, principalmente quando falamos em atender à população carente, às famílias mais necessitadas e levar oportunidades a todos aqueles que mais precisam. É um momento para reunir a família e usufruir de toda a programação. Tudo está sendo feito com muito carinho para beneficiar toda a família”, ressaltou a secretária.

O deputado estadual Munir Neto destacou que o evento é uma união de gigantes para entregar serviços públicos para a população. “Durante esse, onde três potências estão unidas, vamos estar presente na vida dessas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda. É muito importante essa integração pública com a população. Nosso objetivo é levar novas possibilidades de reinserção familiar, empregabilidade e cidadania”, disse o deputado.

Entre os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado estão o projeto social ‘RJ para Todos’, promovendo acesso aos direitos como documentação básica, reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social; Detran; Fundação Leão XIII; Água (Cedae); e a Carreta do Trabalhador, para requerimento de seguro-desemprego, confecção da Carteira de Trabalho Digital, divulgação de vagas de emprego e inscrição de cursos.

Haverá, ainda, cortes de cabelo gratuito; emissão de gratuidade para RG; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica, artes marciais e esportes; doação de mudas; brinquedolândia, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.

Programação cultural

O Conexão Mega Cidadania contará também com apresentação teatral do Palco Sobre Rodas (das 9h às 11h), espetáculo Super Mario Bros (a partir das 11h30) e música ao vivo, a partir das 13h, com Jô e Samuel e, sem seguida, Som da Gente.