11 materiais usados na faculdade de Odontologia que você precisa conhecer

Desde os primeiros semestres, os alunos da faculdade de Odontologia já têm contato com o dia a dia da profissão por meio das aulas práticas e das diversas atividades realizadas em laboratório.

Dessa forma, é possível conhecer de perto todas as ferramentas que fazem parte da rotina do dentista em seu trabalho no consultório. E para ajudá-lo a se familiarizar desde já, vamos listar, neste post, 7 materiais usados na faculdade de Odontologia. Confira!

1. Avental

Também conhecido como jaleco, o avental é o uniforme do dentista e, por isso, um dos acessórios de maior importância para os profissionais da área odontológica por protegê-los do contato com respingos produzidos por fluidos bucais dos pacientes, por produtos utilizados durante os tratamentos ou durante a lavagem dos instrumentos utilizados.

Devido à sua função, essa vestimenta deve atender a alguns requisitos básicos, como:

  • ser de tecido branco ou de cor clara;
  • ter mangas longas e comprimento acima do joelho;
  • ser confortável e garantir mobilidade;
  • estar fechado durante todos os procedimentos.

2. Máscara e óculos de proteção

Assim como o avental, esses dois itens são essenciais para garantir a proteção do profissional e a boa execução do seu trabalho.

A máscara protege nariz e boca dos microrganismos — já que o dentista fica muito próximo da boca do paciente — e deve ser utilizada por, no máximo, 2 horas. Já os óculos, de material acrílico, protegem os olhos não apenas dos microrganismos, mas também de partículas maiores que podem se soltar durante determinados procedimentos.

Leia também:  Música para concentração: 3 estilos que são mais indicados

3. Luvas

Ainda no campo dos equipamentos de proteção, existem tipos diferentes de luva para os diversos procedimentos com os quais o aluno terá contato na faculdade:

  • luvas de borracha para a limpeza de superfícies do laboratório e das clínicas;
  • luvas de procedimento utilizadas para a manipulação dos materiais, esterilização de equipamentos e atendimento aos pacientes;
  • luvas cirúrgicas específicas para procedimentos cirúrgicos.

4. Sugador descartável

Indispensável em qualquer consultório, o sugador é mais um dos itens que fará parte da sua rotina desde os primeiros anos da graduação.

Na prática, é uma ferramenta que serve para remover o excesso de saliva da boca do paciente para que o dentista possa executar os tratamentos com mais facilidade.

5. Sonda periodontal

Sabe aquele ganchinho de metal com ponta afiada que o dentista utiliza junto a um espelho para explorar a boca dos pacientes? Pois bem, essa é a sonda periodontal, também conhecida como “explorador”.

Por meio do uso dessa ferramenta, é possível verificar a existência de cáries e identificar possíveis problemas nos dentes e nas gengivas logo em seu início.

6. Seringa carpule

Esse tipo de seringa, específico para uso odontológico, entra em cena somente em procedimentos que costumam ser bastante dolorosos ou em casos de cirurgia.

Ela é utilizada para a aplicação de anestesias e para a irrigação dos canais radiculares, adormecendo áreas específicas da boca durante o tempo suficiente para que o dentista realize o tratamento necessário.

Leia também:  5 segredos que ninguém conta sobre como é fazer faculdade

7. Curetas e raspadores periodontais

O tártaro é um problema dentário bastante comum, mas, se não for tratado, pode levar a algo mais grave, como o surgimento de cáries ou complicações na gengiva.

Para tratar essa questão, os dentistas utilizam as curetas e raspadores para retirar o tártaro dos dentes, promovendo uma limpeza completa e garantindo a saúde da boca dos seus pacientes.

Para adquirir os seus materiais, você deve buscar as “dentais” — lojas que comercializam exclusivamente produtos odontológicos — ou pedir orientações aos professores do seu curso que, certamente, poderão indicar os melhores estabelecimentos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os materiais usados na faculdade de Odontologia? Quer conferir outras dicas e conteúdos interessantes que vão fazer a diferença para a sua vida acadêmica? Então, aproveite e assine a nossa newsletter!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas