Perfil do Engenheiro Ambiental: 8 características do profissional

A Engenharia Ambiental está chamando cada vez mais a atenção dos jovens por ser uma das profissões do futuro. Porém, além de saber mais detalhes sobre a carreira em si, é preciso que quem se interessa por esse curso considere o perfil do Engenheiro Ambiental.

Pensando nisso, neste texto explicaremos o que faz um Engenheiro Ambiental e quais são as 8 principais características do profissional dessa área, para que você possa saber se essa carreira combina com o seu perfil e com os seus objetivos.

Tem interesse em saber mais sobre a Engenharia Ambiental? Então, continue a leitura deste texto e confira todas essas informações!

Entenda o que faz um engenheiro ambiental

carreira de engenheiro ambiental tem ganhado um destaque cada vez maior no mercado de trabalho, uma vez que esse profissional é o responsável por desenvolver e aplicar a tecnologia necessária para preservar o meio ambiente.

Dentro da Engenharia Ambiental, o profissional pode desempenhar vários papéis, como:

• estudar os impactos ambientais;
  • fazer um planejamento ambiental;
  • elaborar e executar projetos de gerenciamento de recursos hídricos;
  • estudar o clima;
  • fazer o planejamento e tratamento de esgotos sanitários;
  • projetar e monitorar aterros sanitários;
  • estudar fontes de energias renováveis;
  • proteger os recursos naturais;
  • planejar o desenvolvimento de uma área, de forma a causar o menor impacto ambiental possível.

Descubra as principais possibilidades de atuação

As oportunidades para a carreira são cada vez mais amplas. No Brasil, os conflitos causados pelas crises ecológicas geram uma demanda recorrente por soluções que possam melhorar a relação da sociedade com o meio ambiente.

Nesse cenário, o perfil do Engenheiro Ambiental passa a ter acesso a serviços em diferentes espaços, como empresas públicas, privadas ou de economia mista. Órgãos governamentais, organizações sociais e organizações não governamentais também são locais que exigem a presença do profissional.

Leia também:  Como criar um cronograma de estudos eficiente para o vestibular?

As atuações ocorrem, principalmente, dentro de empresas especializadas em atividades de consultoria, auditoria e certificação ambiental. Nesses ambientes, o profissional participa do desenvolvimento e da análise de projetos diversos, como:

• abastecimento e tratamento de água;
  • esgotamento sanitário;
  • tratamento de esgoto industrial;
  • drenagem urbana;
  • controle da emissão de poluentes;
  • resíduos sólidos (urbanos e industriais);
  • estudo de impacto ambiental;
  • recuperação de áreas contaminadas e degradadas;
  • planejamento ambiental;
  • reúso de águas;
  • bioprocessos e biotecnologia;
  • geoprocessamento;
  • fontes de energia renovável;
  • emissão de licenças para obras e construções;
  • implantação de tecnologias limpas de produção.

Também há oferta de vagas em centros de pesquisa, laboratórios, universidades e demais instituições que dependem de pessoas aptas a cuidar de toda a parte ligada à gestão ambiental. Na lista de empresas, entram desde grandes organizações privadas (como Vale e Odebrecht) até construtoras que desenvolvem projetos civis.

O engenheiro ambiental pode, ainda, desempenhar atividades para as Secretarias de Recursos Hídricos (SRH), Companhias de Saneamento, Agência Nacional de Águas (ANA), Serviços Autônomos de Água e Esgoto e Agências Reguladoras. Quanto aos órgãos que cuidam da legislação e fiscalização, destacam-se as Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, o IBAMA e o Ministério Público.

Conheça as 8 principais características do engenheiro ambiental

Como vimos, o engenheiro ambiental pode atuar em várias linhas, tanto no setor público como no privado. Por isso, esse profissional precisa não apenas estar por dentro das tendências da Engenharia Ambiental, como também ter um perfil condizente com a área de atuação.

Pensando nisso, a seguir, vamos mostrar as 8 principais características que o perfil do engenheiro ambiental precisa ter para desenvolver uma carreira de sucesso. Confira!