Sociologia no Enem: 6 principais temas que caem no exame

No Enem, existem muitas matérias que você precisa saber, cada uma com assuntos específicos. Porém, existem aquelas que são muito dinâmicas, ou seja, seus temas tendem a mudar sempre. Isso exige que você sempre se atualize para conseguir se preparar bem e fazer a prova. É o caso da prova de Sociologia no Enem, que todo ano pode trazer atualidades relevantes, dentro de certas categorias.

Neste artigo, fique por dentro de quais temas são recorrentes no Enem e como estudar cada um deles para se sair bem. Confira!

6 temas de Sociologia no Enem que você precisa saber

As principais categorias de Sociologia sempre caem no Enem, especialmente na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Logo, o que muda são os assuntos abordados dentro de cada uma. Confira a seguir os 6 principais temas, como eles aparecem na prova e dicas para você estudar!

1. Cidadania

A Cidadania está diretamente ligada com o papel de uma pessoa na sociedade. Por isso, é um tema tão importante de Sociologia no Enem. Da mesma forma, relaciona-se também o tópico de direitos e deveres. Nesse caso, é importante entender alguns conceitos como:

  • direitos civis e políticos;
  • direitos sociais e culturais;
  • direitos coletivos.

Além disso, todo cidadão também deve seguir leis. Por isso, entender os principais pontos da Constituição é uma forma de compreender como a sociedade no Brasil funciona, e como esses princípios estabelecidos influenciam nas obrigações e liberdades que cada cidadão tem. Por isso, vale a pena conhecê-la.

Outro ponto importante é pesquisar sobre alguns direitos específicos, como os Direitos das Crianças e Adolescentes, além do papel do cidadão no mundo. Neste caso, ele pode ser relacionado a questões atuais, como as ações que cada pessoa pode tomar em relação à sustentabilidade e a preservação do planeta.

Leia também:  Enfermagem do trabalho: saiba o que é e como trabalhar na área!

2. Mundo do Trabalho

No tema mundo do trabalho, é importante entender tanto as dinâmicas passadas quanto as atuais, afinal, essas foram motivadas pelo que aconteceu décadas e até séculos atrás. Dessa forma, temas como Revolução Industrial, Criação e Evolução do Capitalismo são alguns destaques.

Por exemplo, na Revolução Industrial podem ser questionados tópicos específicos, como as quatro fases da Revolução, seus principais produtos e como modificaram a sociedade da época. Já sobre Capitalismo, ele tanto pode ser relacionado ao tema anterior, quanto comparado com o Socialismo. Além disso, podem aparecer conceitos atuais, como Capitalismo Sustentável.

Da mesma forma, nos estudos você precisa dar atenção aos aspectos da História e também das Atualidades. Por isso, vale investir em conteúdos sobre esse assunto, especialmente revistas da área, que podem tornar a leitura mais leve e trazer detalhes diferenciais, que podem ser usados na redação.

3. Movimentos sociais

Os Movimentos Sociais estão sempre acontecendo e são responsáveis por mudanças significativas na sociedade. Nesse caso, a tendência é focar em exemplos recentes, como os ambientalistas, que se relacionam também com Geografia e Sustentabilidade. Porém, outros assuntos também podem aparecer na prova de Sociologia no Enem.

Por exemplo, em temas relacionados à História, temos o fim da União Soviética e os movimentos separatistas, que se iniciaram na década de 1990. Eles estão intimamente ligados à existência de grupos separatistas em algumas dessas regiões nos dias atuais, bem como podem ser relacionados à atual Guerra na Ucrânia.

Leia também:  6 tendências de design que todo estudante precisa conhecer

Para estudar, vale assistir reportagens da época e também vídeos com análises jornalísticas num contexto atual, como os disponíveis no YouTube, canais como BBC e Band, além de filmes sobre o tema como “Adeus, Lênin!”.

4. Correntes teóricas

A Sociologia no Enem também aborda diferentes Correntes Teóricas. Portanto, é importante conhecê-las e compará-las, já que elas influenciaram pensadores políticos e movimentos ao longo dos séculos. Sendo assim, alguns exemplos que podem ser estudados são: o Positivismo de Auguste Comte e o Antipositivismo de Henri Bergson. Além disso, conceitos como o da Indústria Cultural, criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, também são frequentes no Enem.

Para se sair bem na prova, a melhor dica é estudar as obras originais dos principais autores dessas correntes e saber relacioná-las com a atualidade. Assim, é possível ver sua influência no mundo atual, assim como ter uma fonte correta sobre cada conceito.

5. Diversidade cultural

Em Diversidade Cultural, alguns aspectos mais abordados são os conceitos de Cultura e suas representações. No Brasil, o destaque vai para a formação da nossa sociedade, incluindo os períodos coloniais e os movimentos de imigração, formados por índios, negros, europeus e asiáticos, que deram origem à nossa sociedade atual. Nesse caso, estudar os aspectos históricos em livros, reportagens, revistas e podcasts, podem te ajudar.

Além disso, outro conceito desse tema é a Globalização e sua consequente mistura de culturas, gerando novos assuntos como a Apropriação Cultural e as influências culturais, especialmente nas gerações digitais. Para estudá-las, é interessante observar exemplos que aparecem no noticiário e analisar como a cultura pop é formada atualmente, tanto observando as redes sociais, quanto assistindo séries e filmes.

Leia também:  Redes sociais e estudos: é possível conciliar?

6. Desigualdade social

Como o Brasil tem um dos maiores índices de desigualdade do mundo, esse tema também é recorrente para o Enem. Logo, compreender dados de inflação, desemprego e pobreza são um dos aspectos que podem ajudar a formar um cenário atual sobre a detenção de riquezas na sociedade. Além de outros conceitos, como a Estratificação Social. Para estudá-los é preciso atenção às atualidades, bem como compreender o cenário histórico.

A Sociologia no Enem é uma disciplina importante, especialmente para quem quer uma carreira na área de Humanas. Afinal, é a matéria que reúne assuntos atuais, sem deixar de compreender os contextos históricos. Por isso, é tão dinâmica e precisa ser acompanhada a todo tempo.

Além disso, a forma de estudá-la também é bem versátil, compreendendo tanto materiais tradicionais, como livros e revistas, quanto digitais, como as redes sociais. Independentemente do que você escolher, o que importa é se preparar com antecedência para fazer a prova e ter sucesso em Sociologia no Enem.

Quer saber como encontrar forças para estudar? Ou como se sair bem não só nessa matéria, mas em todas as matérias do Enem? Então, confira essas dicas de como achar a sua motivação!

sociologia no enem

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas