Descubra quais são as melhores faculdades para abrir uma empresa

Você se identifica com o perfil empreendedor ou tem muita vontade de começar um negócio? Se a resposta for positiva para ambas as perguntas, procure focar nas melhores faculdades para abrir uma empresa e incluir esse objetivo em seu plano de carreira a partir de agora.

Alguns cursos ajudam nesse plano porque abordam temas específicos de gestão e desenvolvem competências que são essenciais para empreender. Tem curiosidade em saber quais são? Confira a seguir!

Administração

Tradicional e abrangente, é uma graduação bastante procurada por estudantes brasileiros por oferecer um panorama completo do mundo do empreendedorismo. Dura em média 4 anos e engloba disciplinas como Direito, Contabilidade, Estatística e Finanças.

Fazer faculdade de Administração é uma boa escolha se você pretende atuar em diversas áreas e ter visão ampla das principais ferramentas e estratégias de negócio. A formação no curso garante grande vantagem competitiva na hora de abrir uma empresa.

Ciências Contábeis

Essa graduação é ideal para os futuros empresários que se identificam mais com a parte financeira dos negócios, porque as atividades que envolvem investimentos e controle de recursos (gastos, receitas e lucros) fazem parte da rotina de um contador.

A faculdade de Ciências Contábeis dura em torno de 4 anos e costuma ser dividida entre conteúdos básicos (Sociologia, Economia, Direito) e disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial (Contabilidade Financeira, Legislação Comercial, Planejamento Tributário, entre outras).

Leia também:  Perícia contábil: entenda como funciona essa área da contabilidade

Comércio Exterior

Essa opção talvez seja a menos conhecida em nossa lista de faculdades para abrir uma empresa, visto que, em algumas instituições, ela é denominada Negócios Internacionais. Ela costuma ser ofertada em grau de tecnólogo (2 anos) ou bacharelado (4 anos).

Atividades de comércio e vendas no mercado internacional são o principal foco do curso, que tem disciplinas relacionadas a gestão e economia. O estudante que escolhe essa área também precisa aprender outros idiomas para conseguir exercer as principais operações da profissão — transações cambiais, contratos, aduana etc.

Engenharia de Produção

O profissional dessa área deve ser capaz de equilibrar recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, a fim de diminuir custos e aumentar a produtividade. Não é à toa que o curso une, em 5 anos, noções de economia e de administração ao raciocínio lógico da engenharia.

Além de proporcionar contato com algumas ferramentas básicas para conduzir negócios, a faculdade de Engenharia de Produção prepara o aluno para entender o ciclo completo de um produto, que vai desde a produção até o controle de qualidade.

Marketing

Ao contrário do que muita gente pensa, essa área não se limita a planejar e executar propagandas comerciais. Afinal, o estudante de Marketing aprende muito sobre funcionamento de negócios, estratégias, diagnósticos de mercado e competitividade ao longo de todo o curso, que costuma durar entre 2 e 4 anos.

Leia também:  Inspiração para estudar: 8 perfis para seguir no Instagram

Inclusive, sabia que a atuação com Marketing Digital está entre as profissões mais promissoras para os próximos anos? O crescimento da área é resultado do uso cada vez maior da internet para o entretenimento ou aquisição de produtos e serviços. Logo, ter domínio das principais ferramentas online pode ser um diferencial na trajetória como empreendedor.

E aí, conseguiu definir qual das faculdades para abrir uma empresa tem mais a ver com o seu perfil? Algumas são mais voltadas aos negócios que outras, e encontrar a opção certa exigirá bastante reflexão não apenas em relação ao curso, mas também sobre a instituição de ensino superior.

Por falar nisso, que tal conferir os motivos para escolher uma universidade com metodologias ativas? Faça a leitura e descubra!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas