Mestrado profissional: tire suas dúvidas sobre a modalidade

O mestrado profissional é a escolha de muitas pessoas que desejam uma melhor colocação no mercado de trabalho. Esse grau acadêmico do ensino superior só pode ser feito após a graduação.

A ideia é que o candidato aprofunde seus conhecimentos em uma área específica. Com isso, é possível se destacar em um segmento dentro da sua formação, garantindo um maior diferencial na carreira.

Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do mestrado profissional!

O que é mestrado profissional?

O mestrado profissional é uma modalidade focada no mercado de trabalho. Por isso, a matriz curricular, as aulas e atividades, além do eixo de pesquisa, por exemplo, são repassados de forma mais alinhada às demandas das empresas e dos contratantes.

Ou seja, o estudante desse grau acadêmico é formado justamente para atuar profissionalmente, e não para seguir uma carreira na pesquisa ou na docência. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esse formato tem o objetivo de contribuir com o setor produtivo nacional, agregando maior nível de competitividade.

Portanto, a proposta dos cursos dessa modalidade deve apresentar uma estrutura curricular atualizada e orientada para a atuação profissional. O corpo docente, por exemplo, deve ser constituído por professores reconhecidos e conceituados.

Como essa modalidade funciona?

Para ser admitido como estudante do mestrado profissional, é necessário passar por um processo seletivo. A instituição de ensino tem liberdade para definir como será feita a seleção dos candidatos, mas geralmente ela ocorre a partir de entrevista e prova escrita.

O principal foco do mestrado profissional é potencializar as chances do aluno no mercado de trabalho tradicional. Os estudos colaboram para um melhor posicionamento em sua área de atuação, e por isso mesmo a grade curricular é elaborada de maneira distinta de um mestrado acadêmico.

Leia também:  Ciências contábeis vale a pena: saiba agora mesmo

O investimento inicial para o curso pode variar, já que cada faculdade oferece estrutura, corpo docente e qualidade de ensino diferenciada. Assim como em graduações, o candidato também pode concorrer a bolsas de estudo para começar a se dedicar à modalidade.

Como o mestrado profissional se diferencia do mestrado acadêmico?

O mestrado acadêmico tem o objetivo de formar professores e pesquisadores que têm o desejo de seguir carreira em instituições de ensino superior. Com isso, os conteúdos, as disciplinas e as aulas se diferem do mestrado profissional. Mesmo assim, em ambos os casos, o estudante recebe o título de mestre.

Em comparação ao mestrado acadêmico, a modalidade profissional oferece alguns diferenciais. Primeiro, há uma maior flexibilidade quanto ao corpo docente, que pode ser composto por professores com atuação técnica reconhecida no mercado de trabalho.

Além disso, no mestrado profissional, o trabalho final de conclusão de curso não precisa, necessariamente, ser uma dissertação tradicional. Com isso, o estudante tem mais liberdade para criar o enfoque da sua pesquisa final.

Qual o perfil do estudante?

O mestrado profissional é recomendado para pessoas com mais experiência e maturidade dentro da profissão. Por isso, a modalidade não é indicada para ser cursada imediatamente após a conclusão da graduação, já que o mestrado tem um nível de exigência muito alto.

Em geral, esse formato é buscado por indivíduos que desejam se atualizar e aprimorar competências e habilidades relevantes ao mercado de trabalho. Com organização, é até possível conciliar os estudos com uma jornada integral.