9 dicas para estudar em casa e render mais

Para muita gente, é difícil estudar em casa, pois existem diversas distrações e, com isso, o rendimento tende a cair. Só que é preciso se planejar para pegar firme nas matérias e se dar bem nas provas e vestibulares.

Além da dedicação, você pode se valer de algumas estratégias que vão organizar a sua rotina e facilitar o momento das leituras ou a resolução dos exercícios. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o nosso post e coloque em prática 9 dicas incríveis para ajudar nos estudos em casa!

1. Estabeleça horários fixos de estudo

Sabe aquela história de revisar conteúdo só na hora que der? Isso não serve se o objetivo for aumentar o próprio rendimento em casa. Isso porque você pode até ter disciplina por alguns dias, mas depois colocará outras atividades como prioridade.

Por isso, o ideal é estabelecer um horário fixo para estudar, a fim de ter comprometimento com essa questão. Se possível, escolha um período que respeite o seu relógio biológico. Se você tem mais energia pela manhã, por exemplo, reserve o começo do dia para repassar os conteúdos.

2. Desenvolva um cronograma

Como dar conta de repassar todo o conteúdo? Com uma pitada de organização. Uma boa forma de colocar tudo em ordem é construir um cronograma de estudos, determinando as matérias que serão vistas a cada dia ou período. Nesse esquema, deixe sempre um tempinho exclusivo para a revisão e um para treinar a redação.

Dessa forma, você consegue organizar os materiais com antecedência, sem deixar nenhum assunto importante para trás. E mesmo que tenha um plano detalhado, não deixe de fazer adaptações em sua estrutura, quando achar necessário. Vale até registrar o cronograma em forma de tabela física ou digital.

3. Fuja das distrações

Para quem começa a estudar em casa, as distrações passam a ser as principais inimigas. Sabe aquele momento em que você para tudo o que está fazendo para dar uma breve checada no celular? Então, essa espiadinha nem sempre é tão rápida e, quando repetida várias vezes, pode tomar um tempo importante.

Leia também:  Texto com coesão: o que isso significa?

Aqui, é bem simples a solução: na hora de estudar, desligue os eletrônicos ou fique longe deles. Desse jeito, você consegue se concentrar nas matérias por mais tempo e fixar bem os conteúdos.

Outro cuidado para evitar eventos que tiram a sua atenção é pedir que os familiares ou outras pessoas respeitem o seu momento de aprendizado. Então, informe em quais horários você estará indisponível para conversar ou exercer qualquer tipo de interação.

4. Determine metas a serem cumpridas

Se está complicado estudar na sua casa, que tal estabelecer um desafio diário? A ideia é pensar em metas do que deve ser revisado, como a quantidade de capítulos a serem lidos ou determinado número de exercícios para resolver.

Com isso, você garante mais engajamento e aumento da produtividade na hora de estudar, já que precisa cumprir o que foi determinado. Só não invente metas impossíveis, pois isso pode gerar frustração e atrapalhar o seu rendimento.

5. Faça pausas frequentes

As aulas nas escolas e faculdades são intercaladas por curtos intervalos. Embora sirvam, muitas vezes, como ação transitória entre uma disciplina e outra, podem combater o sono e outras sensações que prejudicam o desempenho dos alunos.

Pausas curtas são suficientes para mudar um pouco o foco e refrescar as ideias. Além disso, é possível aproveitá-las para desempenhar atividades que quebrem a monotonia, gerando novos estímulos ao cérebro. Com tantos benefícios, não há motivo para abrir mão dos intervalos no momento de estudar em casa.

Leia também:  Solucione as suas dúvidas sobre o que é Ciências Biológicas!

6. Renove sua motivação com recompensas

Nosso nível de energia tende a variar ao longo da semana. Por isso, quando o desânimo bater, tenha em mente que todo o seu esforço envolve um objetivo maior: conseguir uma pontuação alta no Enem ou em outros vestibulares para, assim, começar uma faculdade.

Ao pensar em longo prazo, você terá uma boa motivação para se dedicar às matérias. Esse comprometimento ajuda, inclusive, na hora conciliar diferentes rotinas, como estudo, trabalho e vida pessoal.

A motivação também pode e deve ser renovada com frequência. Uma boa forma de fazer isso é se presentear com algo toda vez que você perceber um avanço positivo nos aprendizados. Pode ser comprando um produto simples, vivenciando experiências de lazer ou, simplesmente, refletindo sobre suas qualidades.

7. Varie os métodos de estudo

Quando estamos sem ânimo, cumprir um cronograma intenso pode ser bem entediante. Tudo piora com a necessidade de permanecer longos períodos no ambiente doméstico, a fim de praticar o distanciamento social.

Felizmente, existem vários recursos para você estudar em casa e deixar essa rotina mais estimulante. Podcasts educativos, séries ou filmes com temas relacionados às disciplinas e até aplicativos de exercícios são bons exemplos.

O objetivo é aproveitar diferentes métodos para ter sempre a sensação de estar adicionando novidades ao cronograma. No caso dos conteúdos em vídeo, por exemplo, você consegue relaxar mais, enquanto aprende sobre os assuntos abordados. Os materiais em áudio, por outro lado, são ótimos para escutar em espaços pouco convencionais, como um quintal ou interior de um veículo.

8. Melhore o ambiente

Como está a composição do seu local de estudos? Pequenos detalhes fazem a diferença para quem precisa manter 100% do foco em atividades de aprendizado. Eles incluem uma boa fonte de luz (artificial ou natural), peças adequadas de mobiliário e recursos que promovam conforto visual.