O que é a nota mínima no Enem? Descubra agora!

Se você está se preparando para conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior, certamente, prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é mesmo? Afinal, essa prova não só ajuda você a testar os seus conhecimentos, como também serve como porta de entrada para várias instituições de ensino.

Porém, para aproveitar essa oportunidade ao máximo, é fundamental entender o que é a nota mínima no Enem. Pensando nisso, neste post, vamos explicar como ela funciona e quais são outras formas de ingressar em uma faculdade. Então, continue a leitura e confira!

Como a nota do Enem é calculada?

Antes de mais nada, é preciso entender como a nota do Enem é calculada. O exame é dividido em duas partes — a prova objetiva e a redação —, e ambas as notas serão somadas e divididas por dois para obter a média do estudante.

Contudo, é preciso lembrar que, no Enem, as questões não valem um ponto cada. Isso porque ele utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que procura mapear as respostas do candidato em relação à quantidade de acertos de questões fáceis, médias e difíceis. Dessa forma, oferece bonificações sempre que houver uma coerência no resultado.

Qual é a diferença entre nota mínima no Enem e nota de corte?

A nota mínima no Enem é a pontuação necessária para que o aluno possa se candidatar aos processos seletivos dos programas do governo, ou das próprias instituições de ensino. Por exemplo, para participar do Prouni, é preciso ter uma nota mínima superior a 450 pontos na prova objetiva.