Como se qualificar e criar vantagem competitiva profissional?

Para ter sucesso profissional, é preciso buscar a qualificação e se aprofundar nos estudos de maneira a conseguir um espaço no mercado de trabalho. E quando falamos em espaço, estamos nos referindo às melhores vagas, aquelas que oferecem melhores condições profissionais, bem como os mais altos salários.

Para chegar até lá, é preciso obter vantagem competitiva, uma vez que outros profissionais também terão força na luta pelas vagas mais requisitadas. Por isso, confira agora algumas dicas importantes que vão ajudá-lo a sair na frente:

Graduação

A graduação por si só não garante o sucesso profissional. Entretanto, sem ela é praticamente impossível que ele aconteça.

A graduação precisa ser entendida como o primeiro e importante passo para a construção de uma trajetória profissional de sucesso, no qual a pessoa define o que pretende estudar e adquire os conhecimentos necessários para atuar na área. Nesse momento, o profissional está no mesmo patamar de muitos outros, mas já pode conseguir bons empregos.

Pós-graduação

É na sequência de seus estudos que o profissional começa a se diferenciar dos demais. Com os conhecimentos adquiridos na faculdade, ele já pode aprofundar seus estudos em algo que seja mais específico, podendo ser por meio de um curso de mestrado, especialização, MBA, entre outros.

Uma pós-graduação atende a diferentes perfis e objetivos e pode ser um importante diferencial, desde que seja compatível com a graduação realizada.

Leia também:  Perícia contábil: entenda como funciona essa área da contabilidade

Atualização frequente

Além dos cursos de especialização, é importante também pensar em métodos para aperfeiçoar ou adquirir habilidades. Cursos de idiomas, por exemplo, costumam ser fundamentais entre os grandes nomes do mercado, independentemente da área.

Cursos voltados para a gestão de pessoas também são muito bem vistos, pois o relacionamento interpessoal é uma das principais necessidades que um grande profissional tem.

Estabeleça objetivos concretos

Saber o que quer e onde pretende estar é essencial. De nada adianta estudar nas melhores faculdades, fazer os melhores cursos com os professores mais qualificados se você não tem um foco.

Por isso, defina seus objetivos. Esse deve ser o norte para sua busca. Uma vez que você define aonde quer chegar, fica mais fácil visualizar o caminho a percorrer, ainda que ele pareça difícil.

Faça seu networking

Saber se relacionar adequadamente com profissionais de sua área também é uma vantagem competitiva. Quando você tem um contato saudável com pessoas do meio, isso faz com que seja bem recebido por onde passa e até mesmo que consiga ser lembrado caso apareça uma oportunidade profissional.

Por isso, esteja sempre próximo das pessoas e jamais puxe o tapete de alguém. Essa prática certamente se voltará contra você e te deixará com uma impressão ruim entre os outros profissionais.

Leia também:  Vida equilibrada: como conciliar trabalho, lazer e estudos?

Esteja sempre se autoavaliando

Não espere ser demitido para avaliar sua carreira. Faça isso constantemente e reveja seus conceitos assim que julgar necessário. Será que suas competências e conhecimentos são compatíveis com o seu objetivo? Essa é uma pergunta fundamental que qualquer profissional precisa fazer para si mesmo.

Em caso de resposta positiva, ok! Mas caso ela seja negativa, você precisa traçar um plano para aprimorar suas habilidades e chegar ao sucesso que deseja.

Quer saber mais e se qualificar? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas