Curso de Medicina participa do 16º Congresso Paulista de Pediatria

pediatria

A professora Cecília Pereira e a estudante Deusiane Oliveira, do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), participaram entre os dias 28 e 30 de março, do 16º Congresso Paulista de Pediatria. Elas apresentaram dois casos clínicos que compõe o “Projeto de Educação no Trabalho para a Saúde do Centro Universitário de Volta Redonda – PET-UniFOA”, funcionando como braços do projeto na discussão e relato de casos de Pediatria em sua intersecção com a Dermatologia.

A 16ª edição do Congresso, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, teve como tema central a defesa da pediatria e do pediatra e, ao longo da programação, as atividades foram distribuídas em conferências e miniconferências, painéis, mesas redondas e discussão de casos clínicos e colóquios, que colocavam a pediatria e o profissional da área como figuras centrais das discussões. 

Os casos clínicos que foram apresentados tiveram como assuntos principais, “A importância da investigação de piodermite familiar diante de uma celulite periorbitária na infância” e o “Diagnóstico e manejo da úlcera de jacquet associada à APLV: lições de um caso em pediatria”. 

O primeiro caso aborda um dos tipos mais comuns de piodermites, que é um grupo de infecções bacterianas que afetam a pele. A celulite periorbital é uma infecção que afeta a pálpebra, porção anterior do septo orbitário, causando dor nessas regiões, além de edema e hiperemia.

Leia também:  Estudantes e professora de Medicina do UniFOA participam de evento internacional da USP

80% dos casos de celulite orbitária na população pediátrica estão associados com sinusite etmoidal, sendo incomum sua ocorrência em neonatos e crianças de baixa idade. Há evidências de transmissão de infecção para crianças que tiveram contato físico com familiares colonizados, principalmente, por Staphylococcus aureus. 

Já o segundo tema explica a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), mais comum nas crianças, que é caracterizada pelas reações alérgicas decorrentes da ingestão de proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados, como queijos, iogurtes e manteigas, por exemplo. 

Nas duas apresentações, a equipe conscientizou o público sobre a importância dos cuidados com as doenças durante a infância, principalmente quanto a boa higienização dos familiares que irão manusear as crianças, e o tratamento a partir do acompanhamento correto de um pediatra especializado no assunto.

De acordo com Cecília, o UniFOA valoriza a elaboração de projetos científicos que tem o intuito de impactar positivamente o progresso da sociedade, como também aumentar a reputação da instituição ao redor do país, além de ser uma grande experiência para aqueles que se dispõem a participar de iniciativas como essas: 

“Os resultados obtidos durante o processo de construção dos estudos de caso atravessaram as dimensões da clínica e da educação. Ressalta-se a ampliação dos processos de educação em saúde, raciocínio clínico e habilidades diagnósticas, além de representar e divulgar o UniFOA enquanto instituição de ensino reconhecida na área da medicina”, disse a professora. 

Leia também:  Prorrogadas as inscrições para o programa de bolsas do Santander

A participação de discentes na concepção de trabalhos e artigos científicos é essencial para a formação acadêmica, não somente pelo estudo e pesquisa sobre cada assunto, como também pelo aprendizado de técnicas e elaboração de artigos, como pode ajudar no futuro na aprovação de concursos, como por exemplo a Residência Médica. 

“É sempre uma experiência gratificante oportunizar momentos e conhecimentos como esse aos alunos, assim como poder participar de congressos dessa importância” falou.  

Deusiane Oliveira, que esteve no evento para a apresentação dos casos clínicos, comentou que participar de congressos sempre abrem os olhos para condutas mais atualizadas e conhecer profissionais renomados em várias áreas foi enriquecedor.  

“Escrever um caso clínico é sempre enriquecedor, pois você acompanha toda história clínica do paciente, e desfecho do caso, posteriormente pesquisamos a respeito e estudamos em mais detalhes”, e completou dizendo que quando podem experimentar todo o processo de pesquisa, consolidam a aprendizagem. “Perceber a relevância do assunto e poder expor em um congresso de relevância é gratificante. 

Além da participação da professora e Deusiane, os artigos contaram com a participação dos discentes: Túlio Esteves, Aydamari João Pereira, Yasmin Reis, Marcela Annechino e dos docentes Tainá Barros, Aléxia Alves e Maria Cristina Carvalho.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas