9 motivos para escolher a faculdade de Nutrição

Para ser um nutricionista de sucesso, algumas características são essenciais para se diferenciar no mercado, como facilidade para lidar com as pessoas, preocupação com a saúde e com o bem-estar da população, além de um olhar diferenciado para os alimentos.

Você se identifica com esse perfil, mas ainda não tem certeza de que essa é a carreira ideal para o seu futuro? Quer informações sobre a grade curricular, o corpo docente e as possibilidades que essa graduação pode oferecer no campo profissional?

Então, continue a leitura e confira 9 motivos que separamos para mostrar a você que escolher a faculdade de Nutrição vale muito a pena!

1. A amplitude de conhecimentos adquiridos durante a graduação

Durante os seus 4 anos de duração, o curso oferece uma formação multidisciplinar, reunindo conhecimentos da área da Saúde, como Higiene e Microbiologia dos Alimentos, e da área de Humanas, com matérias ligadas à Economia, Administração, Políticas Públicas e Comunicação.

Ao longo dos semestres, você terá muitas aulas práticas em laboratório para conhecer a composição dos alimentos, aprender a elaborar cardápios para montar uma dieta balanceada, realizar avaliações nutricionais e saber mais sobre educação e higiene alimentar.

Além disso, após o término da graduação, você poderá investir em cursos de especialização e de pós-graduação voltados a diferentes segmentos da área nutricional. Também terá a opção de fazer mestrado e doutorado para aprofundar conhecimentos.

2. As diversas possibilidades de atuação profissional

A carreira em Nutrição é bastante abrangente e oferece ao profissional diversas oportunidades de trabalho. Confira alguns exemplos:

• área administrativa: gestão e supervisão do manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos;
  • catering: criação de cardápios para empresas de diferentes segmentos, como companhias aéreas, spas, hotéis, buffets e escolas;
  • indústria alimentícia: pesquisa e desenvolvimento de produtos para a indústria de alimentos, realização de testes culinários e controle de qualidade;
  • clínicas, ambulatórios e hospitais: prescrição de dietas e adaptação da alimentação de acordo com o tratamento médico de cada paciente;
  • área esportiva: criação de dietas especiais, implementação e acompanhamento alimentar de atletas das mais diversas modalidades esportivas;
  • saúde coletiva: participação em programas de educação alimentar, atenção básica e vigilância sanitária junto às comunidades.

Como nutricionista, você também terá a opção de abrir o seu próprio consultório para atender pacientes que desejam melhorar sua alimentação ou perder peso, cuidando de suas dietas e promovendo uma reeducação alimentar.

3. As diferentes oportunidades no mercado de trabalho

A maior parte dos nutricionistas ainda se volta ao segmento de restaurantes e empresas. A finalidade é trabalhar com o desenvolvimento dos cardápios, propor escolhas mais sadias e equilibradas, além de controlar a qualidade dos alimentos servidos.

Leia também:  Veja como manter um caderno organizado pode ajudar nos estudos

No entanto, com a mudança nos hábitos da população e a busca por estilos de vida mais saudáveis, novas oportunidades de atuação têm surgido para os profissionais da área — e elas são bastante promissoras!

Podemos destacar a participação em campanhas sociais de prevenção ao sobrepeso e promoção de uma alimentação mais balanceada, bem como o atendimento a casos especiais de distúrbios alimentares, restrições ou alergias a determinados tipos de comida.

Outra área em constante crescimento para quem faz faculdade de Nutrição é realização de oficinas para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos, em parceria com agricultores orgânicos e pequenos produtores.

4. Os impactos positivos na saúde e no bem-estar das pessoas

Com uma atuação que permite ser tão abrangente, é esperado que o profissional da Nutrição consiga impactar a vida de diversas pessoas. Tanto crianças quanto adultos e idosos podem precisar do acompanhamento desse profissional em algum momento.

Mas não pense que o trabalho do nutricionista só começa após a formação. Um estudante da área tem a possibilidade de melhorar a vida de diversos grupos desde a faculdade. Basta que contribua com projetos de iniciação científica e de extensão, a fim de atuar junto às comunidades, empresas e instituições conveniadas.

Se tiver gosto pela tarefa de investigar e propor novas soluções, vale a pena investir em uma carreira que possibilite atuar no ensino e pesquisa, desenvolvendo trabalhos relevantes para universidades e institutos públicos ou privados.

5. As diversas formas de garantir a atualização profissional

Os 4 anos da graduação servem apenas como ponto de partida, já que um bom profissional tem a preocupação de se manter informado sobre cada mudança ou novidade que envolva a sua carreira.

A vantagem é que, após o término da faculdade de Nutrição, você poderá se deparar com uma série de processos de formação relacionados a essa área. Como dito, as oportunidades do mercado têm variado muito, abrindo novos caminhos e possibilidades.

O nutricionista formado pode se capacitar por meio de congressos, workshops, palestras e cursos de complementação. Inclusive, dependendo do interesse, compensa investir em uma segunda graduação que possa enriquecer seu domínio sobre a área da saúde.

6. O aumento na procura e reconhecimento do trabalho nutricional

A preocupação com a saúde física e mental vem crescendo entre diferentes grupos da sociedade. Mais que um corpo bonito, as pessoas têm buscado qualidade de vida para desfrutar das coisas boas e de suas atividades cotidianas sem dores ou desconfortos.