Não obtive a nota desejada no Enem, e agora? Veja o que fazer!

Você se preparou durante o ano inteiro para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, quando saiu o resultado, veio aquela surpresa: “não obtive a nota desejada no Enem, e agora?”

Pois saiba que você não está sozinho. Afinal, como essa prova serve para muitos alunos como porta de entrada para o Ensino Superior, pode acontecer de, por mais que você tenha estudado e se comprometido com o seu aprendizado, ainda não conseguir a tão sonhada vaga no curso pretendido — principalmente no caso de graduações mais concorridas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar melhor como é calculada a nota do Enem e o que fazer se a pontuação obtida não for a esperada. Continue a leitura e confira!

Como é calculada a nota do Enem?

Diferentemente das provas comuns — em que todas as questões têm o mesmo peso —, o Enem utiliza um modelo denominado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que as perguntas com dificuldades diferentes possam ser comparadas.

Basicamente, por meio de uma equação complexa e de parâmetros não divulgados ao candidato, a TRI permite relacionar a dificuldade da questão com as chances de o candidato acertá-la, oferecendo resultados mais consistentes e comparáveis.

O que fazer se a nota obtida não foi a esperada?

Você se preparou bastante durante todo o ano e até caprichou na redação do Enem, mas, ainda assim, não conseguiu obter a pontuação necessária para entrar em uma faculdade pelo ProUni ou Sisu? Pois saiba que há outras opções para ingressar no Ensino Superior. Confira algumas delas, a seguir!